Em coletiva de imprensa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Abelardo da Matta, assegurou que a apuração do segundo turno em Camaçari deve finalizar mais cedo neste domingo (27). “Até às 19 horas, com certeza, teremos o resultado em relação a quem será o prefeito de Camaçari”, garante a autoridade.
No primeiro turno das eleições, no domingo (6), Camaçari foi o último município brasileiro a finalizar a apuração. Já no segundo turno, as Zonas Eleitorais do município tiveram o número de pontos de transmissão ampliados. “Hoje nos temos 17 pontos de transmissão para que a transmissão após as 17 horas seja realizada da forma mais celere possível”, pontua o presidente do TRE-BA.
Também houve um processo de planejamento após ao primeiro turno entre o Tribunal e outros órgãos envolvidos nas eleições, além do Secretário de Segurança Pública Marcelo Werner e patentes à frente da polícia Civil, Militar e Rodoviária, para que o “processo eleitoral seja tranquilo”.
“Fizemos uma análise e propiciamos a vinda de 45 servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Salvador para Camaçari, paradas todo o suporte”, assegura o presidente do TRE-BA.
Segundo o desembargador, o atraso na apuração dos votos no primeiro turno se deu por problemas técnicos nas urnas eletrônicas, que eram de 2013. “Optamos por trazer as urnas de 2020 e 2022 aqui para todas as sessões eleitorais”, afirma. Até o momento da coletiva, o desembargador já havia passado por sessões e relatou “tranquilidade”, na execução do processo democrático.