A partir de fevereiro deste ano, os 417 munícipios baianos passarão a ofertar Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas escolas estaduais. Serão 200 mil vagas para cursos presenciais vinculados ao ensino médio regular, destinadas à educação integral e ao ensino médio em tempo parcial. O Governo do Estado destinou R$ 1,8 bilhão em verbas destinadas a modernização das escolas.
Serão ofertados cursos de Mecatrônica, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Biotecnologia, Informática e Química. Essas áreas terão parceria com empresas industriais como a Build Your Dreams (BYD).
Serão ofertados, também, cursos de qualificação profissional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA), através do Sistema Nacional de Aprendizagem. A agroecologia e práticas sustentáveis serão contempladas através da ampliação do Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS).
A ampliação das vagas foram possibilitadas através de parcerias com os programas federais Pronatec, Saberes da Terra, Projovem Urbano e Campo. Os professores serão contemplados com cursos através do Instituto Anísio Teixeira e Institutos Federais.