Educação: inscrições para Encceja seguem até dia 31 de maio

A partir desta segunda-feira (20), as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão disponíveis de forma gratuita e vão até 31 de maio. O ato pode ser efetuado através do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas são destinadas a pessoas que não puderam concluir os estudos na idade e período apropriado, sendo assim no caso do primeiro ou segundo grau. A aplicação do exame será no dia 25 de agosto em 611 municípios do país e pela primeira vez, o edital do exame contará com uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para solicitar a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para pedir o diploma do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. O diferencial do Encceja é que quem atingir a nota máxima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, vai receber uma declaração de proficiência naquele setor. Sendo assim, o candidato será dispensado de fazer uma nova prova sobre a área em questão, caso precise voltar a fazer o exame nas próximas edições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.