A presença do presidente Lula em Camaçari tem um enorme significado para a sociedade brasileira. Ao participar do comício de Luiz Caetano (PT), nesta quinta-feira (17), e destacar a relevância da eleição do correligionário, Lula envia uma mensagem emblemática aos setores econômico, político e social quanto à importância estratégica da cidade para o país.
Segundo maior PIB da Bahia, quinto do Nordeste, sede do maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, Camaçari abriga também a gigante global em fabricação de carros elétricos BYD, além de possuir 42 km de praias, entre elas a internacional Arembepe, onde Lula, segundo o próprio, tomou o melhor banho de praia da vida dele. Apesar desse contexto, o município amarga grave crise em serviços públicos, a exemplo da saúde e transporte.
O prestígio de Caetano junto a Lula garante a reinserção de Camaçari no mapa da macropolítica nacional, e, automaticamente, ao deixar as portas abertas de Brasília para Caetano, o presidente chancela a possibilidade de crescimento acelerado e de alto nível da cidade. Vale frisar que o carinho recebido dos camaçarienses e retribuído por Lula denota também uma sintonia inigualável, materializada em ações objetivas institucionais e políticas, e recordada durante o comício, que inclusive entra para história como o maior ato político já realizado no município com a presença de um presidente da República.
Agora, mais do que nunca, todos os olhos, econômicos e políticos, estão voltados para Camaçari, único município baiano a ter segundo turno nestas eleições e a receber, além apenas de capitais, a presença do presidente, o que seguramente potencializa a repercussão através da imprensa e evidencia a disputa dos projetos políticos representados por Lula, e em direção contrária, o netismo aliado ao bolsonarismo.