Educação
Editora Diálogos Insubmissos abre 60 vagas para I Formação e Aperfeiçoamento de Docentes no Nordeste
As inscrições começam hoje (18) e vão até sexta-feira (22).

Publicado
em
Por
Redação
A Editora Diálogos Insubmissos realizará, de 7 de maio a 18 de junho, a I Formação e Aperfeiçoamento Para Docentes Negres, voltada para professoras negras e professores negros em atuação em sala de aula da educação básica da rede pública do Nordeste brasileiro. O objetivo é promover a circulação e leitura da produção intelectual de mulheres negras.
As inscrições para participar da formação ocorrem de 18 a 22 de abril, através de formulário disponibilizado em link na bio do Instagram da editora.
A formação conta com a parceria do Grupo de Pesquisa Diáspora: Grupo de Estudos em Práticas Musicais, Afrodiaspóricas e seus Atravessamentos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), que enviará via correio material didático base da formação, composto por quatro publicações intelectuais de mulheres negras: Vozes Insurgentes de Mulheres Negras (2019); Radical Imaginação Política de Mulheres Negras (2020); Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas (2021), e o e-book Slam Insubmisso 2021 – Edição Especial Autoras Nordestinas (2021), todas disponíveis em PDF para download no site da FRL.
Com 120 horas no total, esta primeira formação traz sete linhas temáticas, que abrangem reflexões nos campos das artes e suas poéticas, literatura, geopolítica, educação, gênero, raça e sexualidades. Para reafirmar essas pautas, foram convidados profissionais com experiência docente e pesquisas acadêmicas que transversalizam as temáticas com as obras a serem trabalhadas na formação.
“Sempre me questionava como utilizar os livros literários e didáticos em sala de aula. Nos últimos cinco anos, tenho atuado na realização de eventos literários e discussões em torno da produção intelectual de mulheres negras, e percebi o quanto é importante fomentar um espaço para que nós, docentes pretas e pretos, discutamos estratégias de aprimoramento e valorização da nossa produção intelectual para atuar na escola pública”, realça a idealizadora da Editora Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento, que atua há 19 anos no ensino público baiano – estadual e federal –, hoje professora de Língua Portuguesa do Ifba.
Dayse Sacramento dará início à formação com o curso “Insubmissão da Literatura de Mulheres Negras”, a fim de provocar uma reflexão acerca de produções literárias de mulheres negras no Brasil entre os séculos XIX e XXI.
O curso “Gêneros, Sexualidades e Raça nas escolas – pelo direito de se identificar” será lecionado pela mestra em Cultura e Identidade Carla Freitas, pesquisadora pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCus/Ufba). A oficina pretende instrumentalizar o docente para intervenções práticas em sala de aula com jovens e crianças, a partir de leituras e reflexões que buscam desnaturalizar normatividades que cruzam gênero, raça e sexualidade.
Com um discurso alinhado ao feminismo negro e uma política de ter “equipa” editorial formada por mulheres, a editora convida dois professores negros para integrar o corpo de docentes e lecionar na formação: o geógrafo e doutor em educação pela Ufba Eduardo Miranda, que se coloca como corpo-território docente na Uefs; e Luan Sodré, músico e pesquisador do campo da música, cultura e sociedade, também professor da Uefs, onde trabalha com formação de professores e música.
O professor Eduardo desenvolverá o curso “Educação Decolonial e Corpo-território”, no intuito de provocar um pensamento decolonial e problematizar os impactos das colonialidades na construção do corpo-território docente, apresentando ações contra hegemonias, positivas para as rupturas com as colonialidades. Atualmente, Eduardo Miranda contribui no mestrado em Educação e coordena o Grupo de Pesquisa Corpo-Território, Educação e Decolonialidade, na Uefs.
Líder do grupo de pesquisa Diáspora (CNPq/Uefs), Luan Sodré conduzirá o curso “Vozes insubmissas e perspectivas políticas insurgentes em músicas afrodiaspóricas”, com uma análise das manifestações musicais à luz das trajetórias de (r)existência das populações negras, a fim de refletir sobre a dimensão política de um pensamento afrodiaspórico em música e, consequentemente, em artes.
Também integrante do corpo docente da Uefs, Liz Sandra Souza, doutora em Língua e Cultura (Ufba), lecionará o curso intitulado “Práticas de leitura e escrita para refletir sobre questões étnico-raciais no contexto das aulas de línguas na educação básica”. Mulher negra, nordestina e educadora linguística, Liz Sandra apresenta reflexões acerca do letramento racial crítico na formação de educadores e estimula a inserção de produções literárias de mulheres negras em salas de aulas.
Com o título “ATERRAR: Metodologia negra feminista para o ensino da arte”, a mestra e doutorada em dança Edeise Gomes, que atua como professora da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, em Jequié, desde 2016, relembrará epistemologias artísticas negras esquecidas após colonização, potencializando os métodos e conteúdos promovidos pelas mulheres negras, com foco na corporalidade e na ancestralidade, princípios da metodologia ATERRAR, de sua autoria.
Ao convidar docentes que lecionam numa universidade que está fora da capital baiana, a editora assume uma estratégia geopolítica de valorizar a produção intelectual e acadêmica de outras universidades espalhadas pelo estado. Baiana radicada em Sergipe, a poetisa, pesquisadora e artista das palavras Stella Carvalho traz a formação “Palavra-ritual: evocações da escrita”, um experimento que atravessa os limites da palavra e a construção de outros sentidos, a partir de uma perspectiva afrocentrada para a escrita.
As aulas da I Formação e Aperfeiçoamento de Docentes ocorrerão sempre aos sábados, das 9h às 17h, totalmente on-line, síncronas (Zoom) e assíncronas (Google Classroom). Docentes pretas e pretos que participarem do aperfeiçoamento receberão certificado de 120 horas emitido pela Diálogos Insubmissos, pelo grupo de pesquisa Diáspora (Uefs) e pela Fundação Rosa Luxemburgo.
Leia Também
-
Prazo do cadastramento no transporte universitário é prorrogado até dia 15 de agosto
-
Concurso Curta Camaçari premiará vídeos de um minuto com até R$ 2 mil
-
Com vagas em Camaçari, Embasa oferece 68 vagas do programa Partiu Estágio
-
MEC prorroga até amanhã inscrição para o Prouni
-
Embasa está com inscrições abertas para concurso público com 930 vagas
-
ProUni: inscrições para segunda edição de 2022 começam nesta segunda-feira

Simm oferece vagas para camareira, motorista carreteiro e padeiro em Salvador; confira lista

Ciat oferece vaga para bombeiro civil em Camaçari nesta segunda-feira

Aplicação da vacina contra Covid-19 é retomada nesta segunda-feira em Camaçari

Ação do Cinemark facilita acesso de estudantes ao cinema em Camaçari

Campanha contra poliomielite e de multivacinação começa nesta segunda-feira em Camaçari

Sejuv abre inscrições para Curso de Aperfeiçoamento para Técnicos e Dirigentes de Escolinhas de Futebol

Moradores da Gleba A, Gleba E e Piaçaveira recebem escrituras gratuitas

Câmara Municipal abre concurso público com 50 vagas em Camaçari

Show do humorista Zé Lezin acontece sábado em Camaçari

Saiba quem são os novos representantes do Conselho de Cultura

Vila de Abrantes recebe projeto Mulheres Especiais nesta quarta-feira

Com definição de Ana Paula Matos na chapa, Bruno Reis declara voto em Ciro

SSP-BA registra seis homicídios neste fim de semana em Salvador e Camaçari

Bolsonaro se aproxima de Lula em nova pesquisa; petista mantém liderança

Câmara Municipal retoma trabalhos legislativos nesta terça-feira

Ação do Cinemark facilita acesso de estudantes ao cinema em Camaçari

SineBahia divulga vagas de emprego e estágio em Camaçari, Salvador e Simões Filho nesta segunda-feira

“Percebeu da pior forma o caráter de ACM Neto”, critica Roma sobre tratamento a Zé Ronaldo

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 8 milhões na quarta-feira

Aplicação da vacina contra Covid-19 é retomada nesta segunda-feira em Camaçari

Ciat oferece vaga para bombeiro civil em Camaçari nesta segunda-feira

Simm oferece vagas para camareira, motorista carreteiro e padeiro em Salvador; confira lista

Campanha contra poliomielite e de multivacinação começa nesta segunda-feira em Camaçari

Fila Zero Itinerante atende cerca de 3 mil pessoas em Monte Gordo
