Foram iniciadas nesta quarta-feira (14) as inscrições para a segunda edição do Núcleos de Canoagem Dragon Boat Bahia, em Salvador em Camamu, Sáo Félix e Paulo Afonso. Conforme o Governo do Estado, serão ofertadas 528 vagas, sendo 132 por núcleo. Vale destacar que a capital baiana contará com dois núcleos, o que corresponde ao dobro de oportunidades. O projeto é destinada para jovens, adultos, mulheres em enfretamento ao câncer de mama e pessoas com deficiência (PCDs).
O cadastro é gratuito e acontece nos locais e horários das aulas. Em Salvador, no Dique do Tororó; em Paulo Afonso, no Lago do Touro e da Sucuri; em Camamu, no Centro Integrado de Cultura e Esporte Miguel Barros; e em São Félix, na Rua Silva Bingles. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, de segunda a quinta-feira, com duração de 50 minutos cada, com turmas iniciando às 8h, 9h, 14h e 15h.
No momento da inscrição, os interessados devem apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico. As inscrições seguirão abertas até preenchimento total das vagas.
Dragon boat
Com investimento de R$ 692 mil, oriundo do Governo do Estado, o projeto é uma parceria entre a Federação Baiana de Canoagem (Febac) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Praticada em um barco de 13m de comprimento, conduzido por até 20 remadores, um timoneiro e um ritmista, num total de 22 atletas, a modalidade foi trazida para Bahia e adaptada pelo italiano Cesare Decarli no município de Paulo Afonso, há 14 anos, no Rio São Francisco. O termo ‘Carranca Boat’, é uma homenagem à lenda regional de que a carranca protege as embarcações.