Fiquem conectados conosco

Cultura

Documentário “1798 Revolta dos Búzios” será exibido hoje no CT da Capoeira Engenho

Camila São José

Publicado

-

Na Bahia de 1798, dezenas de homens negros planejaram um levante para derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar a república democrática, finalmente livre da escravidão. Esse momento histórico ficou conhecido como Revolta dos Búzios e a história agora também é contada, além dos livros, no documentário do cineasta baiano Antonio Olavo, com produção da PORTFOLIUM Laboratório.

O filme “1798 Revolta dos Búzios” será exibido hoje (29) no Centro de Treinamento da Associação de Capoeira Engenho, em Vila de Abrantes, às 18h30, com entrada gratuita. O evento contará ainda com roda de capoeira e debate sobre o tema do longa-metragem.

“Para a gente é importantíssimo fazer um resgate da nossa história, entender de tudo que aconteceu até aqui, principalmente para a gente que pratica a capoeira”, comenta Mestre Grandão.

Em 2018 a Revolta dos Búzios completou 220 anos, um movimento de suma importância para a história política brasileira, numa época em que bandeiras levantadas como o fim da escravidão, a independência e a proclamação da república só foram conquistadas décadas mais tarde.

Este é o quinto filme dirigido por Antonio Olavo, que também assina “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (1993), “Quilombos da Bahia” (2004), “Abdias Nascimento Memória Negra” (2008) e “A Cor do Trabalho” (2014). É dele também o roteiro, extraído dos “Autos da Devassa”, publicação com mais de duas mil páginas que detalham minuciosamente o processo de 1798.

A exibição faz parte do Circuito de Cinema Luiz Olavo – homenagem ao cineclubista baiano, conhecedor e dono de um dos maiores acervos de filmes negros do país – e integra o projeto Escolas Culturais, que percorrerá seis localidades de Camaçari, com o objetivo de fomentar o debate sobre o audiovisual produzido no Brasil e na Bahia.

Serviço

O quê: Circuito de Cinema Luiz Olavo –  “1798 Revolta dos Búzios”

Quando: Terça-feira (29), às 18h30

Onde: Centro de Treinamento da Associação de Capoeira Engenho – Vila de Abrantes

Quanto: Gratuito

UNIÃO 1
UNIÃO 2
UNIÃO 3
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.