O Partido dos Trabalhadores da Bahia promoveu, nesta sexta-feira (13), a última reunião do Diretório Estadual, que também homenageou o ex-deputado Luiz Alberto, que faleceu há um ano. Realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a atividade reuniu membros do Diretório e parlamentares para analisar a tática e o resultado eleitoral das eleições municipais 2024 e preparar as estratégias para o próximo pleito.
Em 2026, o partido destacou que vai trabalhar para se aproximar ainda mais das bases, intensificar o diálogo com a nova classe trabalhadora e se aprofundar no entendimento da nova realidade que se impõe no mercado de trabalho e na sociedade. Dessa forma, o grupo visa se preparar para compreender as novas demandas e apresentar as melhores propostas, buscando a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula (PT) e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Sobre o pleito de 2024, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comemorou o resultado eleitoral deste ano, destacando o empenho de todas as lideranças políticas do PT, dos membros do partido, de todos os candidatos e também de toda a militância.
“Em relação a 2020, o PT obteve mais de 15% de votos, aumentou o número de prefeitos de 32 para 5O, o que não podemos deixar de registrar a tão importante e histórica vitória de Caetano em Camaçari. Nestas eleições, nos tornamos o maior PT do Brasil. E é com esse sentimento de vitória, da nossa luta coletiva e incansável e do nosso esforço histórico em transformar para melhor a vida do povo que vamos reeleger e ampliar a votação de Lula e Jerônimo, aumentar a nossas bancadas no Senado, na Câmara e na Assembleia, porque a vitória do PT, que tem em seu DNA o compromisso com a igualdade e justiça social, é a vitória do povo baiano e brasileiro”, destacou Éden.
EntrarClique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
A secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, também fez uma avaliação positiva não só dá participação feminina como das vitórias de prefeitas e vereadoras. “Em 2020, nós elegemos oito prefeitas, 63 vereadoras contando o conjunto das cidades. Em 2024, foram 80 vereadoras, nove prefeitas e 16 vice-prefeitas. As vereadoras do PT estão distribuídas em 78 cidades, então a gente tem um crescimento da presença das mulheres do PT no conjunto dos vereadores e vereadoras eleitos e também garante com essa presença, a renovação política, renovação de novas lideranças”, afirmou.
Na reunião, o Diretório aprovou uma Resolução que aborda a necessidade de reorganizar e fortalecer a atuação política do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues. O documento enfatiza a importância de um programa que promova mais cidadania e justiça social para os baianos, além de preparar o partido para os desafios futuros, incluindo as eleições de 2026.
A Resolução aponta que a possível reeleição de Jerônimo ao governo é interpretada como uma continuidade dos compromissos históricos do PT com a população, destacando a necessidade de ajustes para fortalecer o partido e impulsionar o desenvolvimento do estado.
O texto também reconhece o cenário de polarização política no estado e no país, colocando de um lado Jerônimo e o presidente Lula e, de outro, ACM Neto e o ex-presidente Bolsonaro. O partido ressalta a importância de ampliar o diálogo com sua base militante e com a população, além de adaptar suas estratégias e prioridades para atender às necessidades mais urgentes das comunidades.