A Diocese de Camaçari se prepara para viver um momento único de fé e devoção com a chegada da imagem oficial de São Miguel Arcanjo, vinda diretamente do Santuário do Monte Gargano, na Itália, o mais antigo do mundo dedicado ao Arcanjo. A programação oficial acontece na Comunidade Cidade Santa, no distrito da Biribeira, em Dias D’Ávila, nesta sexta-feira (3). Os portões abrem às 15h.
A programação terá início às 19h30, com a Santa Missa presidida por Dom Dirceu. Às 22h, os fiéis serão conduzidos a um momento de espiritualidade e música no show do missionário Tony Alysson. A noite segue com oração: 0h30 será rezado o Terço do Combate, seguido, às 1h30, de pregação conduzida pelo Instituto Hesed. Logo depois, às 2h30, haverá louvor e adoração também com o Instituto.
Às 3h30, a procissão com o Santíssimo e, em seguida, o Rosário da Madrugada às 4h, conduzido pelo Instituto Hesed. O encerramento será marcado pela Santa Missa às 6h, presidida pelo padre Paulo Avelino, e o encerramento acontece às 8h.
De forma inédita, a peregrinação, conduzida pelo Instituto Hesed, já percorreu importantes cidades das cinco regiões do Brasil, reunindo multidões em Santa Bárbara d’Oeste, Brasília, Fortaleza, Criciúma, Palmas, Rio de Janeiro, São Miguel. A imagem oficial foi solenemente abençoada na Gruta de São Miguel, e sua jornada contempla todas as regiões do país, com o objetivo de promover a consagração das famílias e dioceses brasileiras à proteção do Arcanjo.
O Instituto Hesed destaca que este é um movimento de renovação da fé e de reconquista espiritual em um tempo de grandes desafios para a sociedade. Segundo os religiosos do Instituto Hesed, trata-se de um movimento de renovação da fé e reconquista da identidade cristã do país, num tempo em que a presença espiritual do Arcanjo é mais urgente do que nunca.
Segundo registros populares, durante a Revolução Constitucionalista, o Arcanjo teria aparecido a um comandante das tropas em meio a um confronto sangrento, ordenando o cessar dos combates. Providencialmente, naquele mesmo dia, foi firmado um armistício, episódio que coincidiu com a festa litúrgica de São Miguel Arcanjo.
Além de Camaçari, Feira de Santana e Alagoinhas receberão a imagem nos dias 24 e 25 de outubro, respectivamente. O Instituto Hesed convida os fiéis a levarem 1kg de alimento não perecível, que será destinado às instituições sociais da região. Haverá também uma coleta especial durante a vigília, revertida para ações caritativas.




