No dia 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 13 milhões de pessoas enfrentam essa doença. Uma das principais complicações causadas pelo diabetes é a dificuldade de cicatrização. Segundo o médico hiperbarista e sócio do Centro OxyRenova Gabriel Mendes, esse problema nos diabéticos é causado pela alteração das funções dos leucócitos. “A hiperglicemia constante e mal controlada altera a função dos leucócitos, aumentando o risco de sangramento e prejudicando os processos inflamatórios e de cicatrização”, explica.
Nesse sentido, é de extrema importância que a pessoa realize os tratamentos adequados para evitar complicações adicionais, alerta o médico. “Quando o paciente não recebe o cuidado necessário prontamente, pode sofrer prejuízos significativos na qualidade de vida, incluindo a possibilidade de amputação do membro afetado”.
Para impedir que o problema se agrave, a oxigenoterapia hiperbárica é uma alternativa que oferece ao paciente uma melhor qualidade de vida, combatendo a proliferação de bactérias e o avanço da doença, afirma Gabriel. “A oxigenoterapia envolve a administração de oxigênio em altas concentrações dentro de um ambiente pressurizado, promovendo uma oxigenação mais eficiente dos tecidos. Esse processo estimula a cicatrização, diminui o risco de infecções, acelera a recuperação de feridas crônicas associadas à diabetes, além de acelerar o metabolismo consumindo glicose”, enfatiza.