Em um salve com cheiro de alfazema, os moradores de Jauá lotaram as ruas para agradecer e pedir bênçãos para Bom Jesus dos Navegantes neste sábado (1º). A tradicional lavagem da localidade foi agraciada pela presença de grupos culturais locais, como Grãos de Areia e Procurando Arte.

As baianas abriram a parte sagrada, lavando as ruas de Jauá e iniciando os festejos, e o mês, com o pé direto. Luci Santos, baiana há 10 anos, contou a importância da festa para a categoria. “É muito importante, pois, as pessoas vão dar valor a religião e os focos religiosos que cada vez mais têm. E, além de tudo, o respeito”, destacou.

Na música, o grupo Grãos de Areia ritmou o cortejo. “Esse é um resgate da nossa cultura, que estão tentando apagar mas isso já está no nosso sangue”, celebrou Nonato Barroso, representante e fundador do grupo que participa desde 2008 da Lavagem de Jauá. O músico também reforçou o compromisso com a representatividade do grupo, que é formado majoritariamente por meninas.

E o circo também participou da celebração este ano. O coletivo Procurando Arte, que fomenta a arte circense na cidade, representado por Arthur Namor, conhecido por Caboclo Contemporâneo, idealizador do grupo, ressaltou a importância de participar do evento. “É de uma grande importância uma arte milenar continuar sendo vista e continuar viva como está sendo. E é justamente fomentar a arte com a importância de nunca deixar de existir”. O grupo é composto por artistas de dentro e fora da cidade, que realizam atividades culturais informais por todo o território.

O evento também foi agraciado pela população, moradores e turistas. É o caso do morador Benedito Ângelo, de 60 anos, que participa da tradicional Lavagem de Jauá durante muitos anos. “Todo ano eu participo. Peço a Deus saúde para participar da lavagem”, pediu.

A parte profana da festa segue durante o sábado, até o domingo (2). Passam pelo Palco Praia, as cantoras Dayna Lins e Illy, no primeiro dia, Nadja Meireles e SDL no segundo, a partir das 13h. Já na Arena, sobem ao palco no sábado, a partir das 19h30, Neide Bassan, Alex Sander, Berguinho, Simpa, Kart Love e Everton Cardoso. Fechando a celebração, os cantores Elvis Salgado, Sérgio Bahia e Junior Bahia, e as bandas Filhos de Jorge, Pagodart e Beat Brasil agitam o domingo, a partir das 18h.