Geral
Desinfetantes auxiliam no combate ao coronavírus, explica especialista
Publicado
em
Por
RedaçãoEucalipto, menta, lavanda ou floral. Os desinfetantes são conhecidos por deixar um cheirinho de limpeza e proteger o ambiente de microrganismos. Para deixar o período da quarentena mais seguro e agradável, estes produtos são ótimas opções para o cuidado com o lar. Se utilizado da forma correta, a composição dos desinfetantes, que costuma ser eficiente contra bactérias, fungos, vírus e até mesmo algumas algas e protozoários, pode ajudar a manter o novo coronavírus longe das casas dos brasileiros.
No caso do transmissor da Covid-19, que se trata de um vírus protegido por uma camada de gordura, o microrganismo não sobrevive ao perder essa película, que pode ser destruída pelos produtos de limpeza. A coordenadora química da Brilux, Cristina Campos, explica como isso acontece. “O ativo conhecido como bactericida de nova geração consiste na mistura de cloreto de benzalcônio com cloreto de didecildimetilamônio. Essa combinação proporciona a desinfecção pelo rompimento da parede celular do microrganismo”, detalha a especialista.
A dosagem recomendada depende da finalidade do uso. A profissional explica que, para limpeza geral de superfícies, é suficiente aplicar uma solução de duas colheres de sopa (30 ml) do desinfetante diluídas em um litro de água. Já para realizar a desinfecção da área é necessário aplicar o produto concentrado. “A desinfecção segura acontece quando o desinfetante é aplicado diretamente sobre a superfície, sem diluição. A substância deve agir em contato com a área durante pelo menos 10 minutos. Depois é só passar um pano úmido com água para retirar o excesso”, complementa Cristina.
Leia também
Vale Cesta Básica começa a ser entregue; confira os pontos de atendimento
– Clique aqui e leia todas as últimas notícias.
Leia Também
-
Operação do Plano Inclinado Liberdade-Calçada será suspensa nesta sexta
-
Serviços do projeto Cata Bagulho contemplam moradores do Phoc II na quarta
-
‘Salvador Contra a Dengue’ segue com ações neste fim de semana
-
Jardim Limoeiro recebe serviços do projeto Cata Bagulho na quarta
-
Com aumento de casos da dengue, Embasa recomenda inspeção e limpeza em caixas d’água
-
Última edição do ‘Meu descarte legal – na praia’ será em Arembepe