Neste final de semana as atenções se voltam para as próximas celebrações cívicas em Camaçari. No sábado (14), a partir das 8h, a localidade de Monte Gordo recebe o desfile que abre oficialmente as comemorações pelos 266 anos de emancipação política do município.
Conforme a Secretaria Municipal da Educação (Seduc), neste ano, o evento traz para as ruas performances inspiradas no tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”. Ao todo, são esperados cerca de 1.500 alunos, estudantes das escolas municipais Amélia Rodrigues, Aloísio de Oliveira, Caminho do Mar e José Marques Teixeira, além dos centros educacionais Darcy Ribeiro e Senhor dos Passos.
“Os desfiles cívicos integram o nosso projeto político-pedagógico, estão conectados com os fluxos de ensino-aprendizagem, e cada um deles, a partir de suas singularidades, produzem diferentes reflexões e aprendizados que conversam com a realidade de cada comunidade. Aquele evento se torna uma extensão da escola, onde se constrói o futuro e se projeta um mundo melhor”, afirma a titular da Seduc, Neurilene Martins.
O evento contará ainda com apresentações de grupos percussivos e de cultura popular, bem como de bandas marciais e fanfarras, através da terceira edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult), em parceria com a Seduc.
Conforme a tradição, além do desfile de Monte Gordo, serão realizados mais dois atos em alusão à data magna do município. Um no próximo dia em 22 (domingo), em Vila de Abrantes, e o outro na data oficial do aniversário da cidade, 28 de setembro (sábado), na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), este encerrando as celebrações do período.