Dois anos após os ataques na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) falou sobre a necessidade da prisão de todos os presentes na ocasião. O político ressaltou o caráter antidemocrático das manifestações e defendeu a penalização dos que participaram. Para ele, a anistia não deve ser concedida aos envolvidos.
“Todos aqueles que participaram do ato antidemocrático, depredando o patrimônio público, atacando as instituições que representam o Estado Democrático de Direito, devem responder por seus crimes. Sem anistia”, escreveu Robinson em uma publicação no Instagram.
“Os ataques do 8 de janeiro de 2023 são lembrados para que sempre sejam repudiados e NUNCA MAIS se repitam”, afirmou Robinson, ao destacar a importância de preservar a memória de eventos para evitar que voltem a acontecer no futuro.
Na ocasião, manifestantes destruíram as instalações do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O STF convocou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar. Ao todo, 1.682 pessoas foram denunciadas e 375 presas.