A deputada Fátima Nunes (PT) apresentou um projeto de resolução que concede a Comenda 2 de Julho ao ator, diretor e produtor Wagner Moura. A honraria é a mais alta distinção concedida pela Assembleia Legislativa, destinada a personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento e a imagem da Bahia.
Nascido em Salvador e criado em Rodelas, no interior do estado, “Wagner Moura nunca esqueceu suas raízes”, disse a petista. Na justificativa do projeto, ela destaca sua trajetória ascendente, desde os primeiros passos nos palcos soteropolitanos com o grupo “A Máquina”, passando pelo fenômeno de público como o Capitão Nascimento em “Tropa de Elite”, até a consagração internacional.
A deputada ressalta que Wagner Moura não apenas interpreta personagens, mas leva a identidade baiana para as telas globais. O texto menciona marcos como o icônico personagem “Boca” no filme “Ó Paí, Ó”, gravado no Pelourinho, a direção do longa “Marighella”, que narra a história do guerrilheiro baiano Carlos Marighella, e a histórica vitória no Festival de Cannes 2025, quando conquistou o prêmio de Melhor Ator por sua atuação em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. A proposta foi apresentada no último dia 14.




