Camaçari
Defesa Civil alerta sobre riscos de incêndios florestais
Com aproximação da alta estação, aliada à baixa umidade do ar, as ocorrências ficam ainda mais frequentes.
Publicado
em
Por
RedaçãoMotivada pelas condições climáticas registradas no país, que têm favorecido a ocorrência de incêndios florestais e, sobretudo, atenta às situações que podem representar risco à integridade física do camaçariense, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Camaçari, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), alerta para o perigo do fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, devido à proximidade da alta estação.
Apesar de Camaçari não se encontrar entre os atingidos pelos alertas publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil reforça que a população local deve estar atenta aos riscos que os incêndios florestais podem causar.
O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, destaca que a vegetação mais seca, em consequência da alta temperatura, aliada à baixa umidade do ar e à ação imprudente do homem, faz dessa situação condição ideal para uma rápida propagação do fogo, situação que traz riscos à saúde e à integridade física das pessoas.
Reconhecendo a ação humana como principal causadora desse tipo de situação, Ivanaldo explicou sobre a importância da ação preventiva contra o fogo em florestas. “Condomínios e residências situadas ao lado de grandes vegetações devem construir aceiros, que são trilhas de proteção contra fogo, com distanciamento de 1,5 a dois metros entre o muro e a vegetação”, pontua.
“É importante evitar a queima de lixo, e mais ainda num lugar próximo à vegetação. O fogo que ocorre nessas situações traz prejuízo à fauna e à flora, e o impacto negativo é ainda maior nesse período”, explicou. Se estiver na estrada, os motoristas devem aguardar a dissipação da fumaça para prosseguir viagem em condições seguras. “Nesses casos, em situação de incêndio, é imprescindível que as orientações de brigadistas e dos bombeiros sejam respeitadas”, acrescenta.
Diante da iminência de risco, a Defesa Civil deve ser acionada pelo tridígito 199, ou pelo número telefônico (71) 3622-7799. As redes socias do órgão no Facebook e no Instagram também funcionam como canal de comunicação. O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, atende pelo número 193.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho
-
Recadastramento para transporte universitário segue até 31 de janeiro
-
Adolescente é apreendido com drogas, arma, munições e dinheiro no Jardim Limoeiro
-
Renovação de licença para transporte escolar em Camaçari começa nesta segunda
-
Polícia liberta dois homens sequestrados em Camaçari; criminosos fugiram
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Mata de São João