A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União), vetou Lei que aumentaria o próprio salário e do vice-prefeito Mateus Reis (União), aprovado na Câmara Municipal em 2024. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (22), a política explica que decisão ocorre para “resolver os problemas e melhorar a vida das pessoas”, e o aumento em sua remuneração não seria uma prioridade no momento.
A prefeita argumenta que, diante da situação financeira do município, irá “cortar na própria carne para arrumar a casa”. A política afirma que a gestão anterior deixou dívidas ao município que chegam a R$ 43 milhões. “Diante de tanta crise financeira que nós estamos passando, tudo que foi deixado pela gestão passada, eu tomei a decisão de não aumentar o meu salário e não aumentar o salário do vice-prefeito, em nome da nossa cidade”, disse.
Logo quando assumiu a prefeitura, Débora declarou estado de calamidade financeira e servidores municipais chegaram a decretar greve por conta de atrasos no pagamento do salário de dezembro.
A Lei Municipal n° 2.131 previa que os salários da prefeita e do vice-prefeito passassem para R$ 37.428,17 e R$ 23.032,72, respectivamente, o que representaria aumentos de quase 44% e 60%. À época da aprovação da medida, Regis, que era vereadora e votou à favor do projeto, foi duramente criticada.





