O 3º grupamento de Bombeiros Militar (3ºGBM/Iguatemi) atendeu no final da tarde do domingo (1), na sede da unidade, uma criança de apenas 2 anos que estava com o dedo preso em um dos círculos de um ralo de banheiro. A ocorrência durou cerca de três horas, tempo considerado longo em comparação com o normal para esse tipo de situação, pois os bombeiros tiveram que realizar todas as manobras com bastante cautela para não assustar ainda mais a criança.
“Ele estava com medo, o que é normal, pois só tinha apenas dois anos, a todo instante conversávamos com ele para acalmá-lo, assim como aos pais. Além de molhar o tempo todo a região com água gelada pois o atrito da microrretifica aquece o material. Tudo foi feito com bastante delicadeza. Durante o processo também paramos algumas vezes para ele ficar mais calmo e para que ele pudesse ser amamentado, por isso demorou um pouco mais”, explicou a sargento BM Eliane Dias.
Apesar de escutar o que estava sendo realizado, os bombeiros colocaram um pano na frente do rosto do menino, para que ele visualizasse apenas o rosto da mãe durante a retirada do ralo e não ficasse ainda mais tenso. Para a retirada foi utilizada uma microrretifica e outros materiais adequados para aquele tipo de ocorrência.
Caso perceba que alguém está com algum material preso ao dedo e com dificuldade para remover, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado, os militares possuem equipamentos adequados e são treinados para que a remoção seja realizada de forma adequada.