Fique conectado conosco
Boulevard
Sesau Fila Zero
ÓTICAS DESIGN
Ouvidoria Câmara

Artigo

CPI dos licenciamentos ambientais é inadiável para defesa do meio ambiente, territórios e comunidades da Bahia, por Hilton Coelho

Precisamos interromper a violência, o racismo e o crime ambiental, que assolam e vitimizam o nosso povo. 

Hilton Coelho

Publicado

em

CPI dos licenciamentos ambientais é inadiável para defesa do meio ambiente, territórios e comunidades da Bahia, por Hilton Coelho
Foto: Reprodução

Comissão Parlamentar de Inquérito do Licenciamento Ambiental é uma medida inadiável que o Poder Legislativo baiano precisa constituir. Nosso mandato vem construindo, com escuta cuidadosa e coletiva, o pedido respaldado dessa CPI, que deve tratar de questões graves e urgentes que ferem os direitos do povo baiano.

Temos recebido e visto denúncias de diversos movimentos socioambientais e representantes de todos os biomas que cobrem o estado da Bahia sobre irregularidades na emissão de licenciamento ambiental. Esse assunto não é novo, e só deixa à mostra uma ponta do iceberg.

Publicidade
destaque-1-lateral
Brioh
ÓTICAS DESIGN
Marine
Contan
Ativa
Destaque1

Estamos falando de licenciamento nas mais diversas áreas, como a da mineração, produção de energia eólica, solar e de Pequenas Centrais Hidrelétricas, assim como na das próprias obras realizadas pelo Estado, no avanço do agro e hidronegócio e na “concessão” de parques públicos, termo que oculta verdadeiros processos de privatização.

Na Bahia, “passar a boiada” não é uma novidade do governo Bolsonaro. Assistimos a práticas escandalosas de órgãos ambientais, tanto do estado como de municípios baianos, que em vez de defenderem a legislação ambiental, facilitam a ação de grileiros, de desmatamentos criminosos, as práticas mais vis do agronegócio, a perseguição a povos e comunidades tradicionais — que têm seus territórios cobiçados pelos mais diversos empreendimentos —, o esbulho de populações instaladas em terrenos de potencial valor especulativo, a intrusão em territórios de preservação ambiental, além de proteção a quem descumpre a legislação, revelando um total descompromisso com os princípios legais e democráticos, com a segurança ambiental e com a prevenção de desastres ambientais.

Na Região Metropolitana de Salvador, não faltam exemplos de licenças ambientais concedidas por municípios seguindo a mesma ofensiva cometida pelo Governo do Estado.

O município de Camaçari talvez seja o mais escandaloso entre os casos. O Poder Executivo, ao liberar alvarás e licenciamentos suspeitos para construção de projetos imobiliários milionários, permite resultados como o aterramento de lagoas, nascentes de rios, devastação de manguezais e matas ciliares, gerando grandes impactos para a biodiversidade, mas também para comunidades pesqueiras, ribeirinhas, agrícolas inteiras.

Como se isso não bastasse, a Prefeitura de Camaçari tem feito vista grossa para ações de grilagem protagonizadas por milícias, contando, inclusive, com a participação de policiais, colocando a cidade nos noticiários estaduais e nacionais.

Em 2020, Messias Souza, conhecido por Cidinho, foi executado em Vila de Abrantes depois de denunciar em suas redes um homem de nome Cleves por ameaçá-lo e liderar a grilagem de terras na região. Mais de 40 moradores da localidade confirmam a versão de Cidinho e se dizem ameaçados por capangas de Cleves. De acordo com fontes do Correio da Bahia, em 3 de janeiro de 2016 o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou Cleves e outras três pessoas pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato e falsificação de documentos.

Ainda em 2020, milicianos ligados à grilagem de terras foram acusados pela execução de um soldado da Polícia Militar, Ítalo de Andrade Pessoa, de 27 anos, e do ex-fuzileiro naval Cléverson Santos Ribeiro.

Ano passado, o assentamento Tererê, em Catu de Abrantes, foi invadido por milicianos, tendo suas casas destruídas. De acordo com fontes do G1, homens encapuzados invadiram o assentamento e derrubaram 30 casas com tratores. Moradores relataram haver uma especulação imobiliária para implantação de um condomínio de luxo no local.

Diante desse cenário, convidamos a Câmara de Vereadores de Camaçari a se engajar nessa ampla mobilização pela aprovação da CPI dos licenciamentos ambientais na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia). O convite se estende à Câmara de Vereadores de outros municípios do estado que venham sofrendo situações iguais ou similares.

Outro caso gravíssimo na região metropolitana vem ocorrendo no município de Lauro de Freitas. Nos últimos anos, o Quilombo de Quingoma enfrenta situações com grileiros, empreiteiras e com os governos estadual e municipal, que permanecem em total descaso com a vida dos moradores da localidade, intensificando a especulação imobiliária e a devastação de rios e matas, que visam apenas o lucro.

Segundo relatos da Defensoria Pública, as famílias destacam ameaças por conta de invasões, que se tornaram cada vez mais frequentes a partir de 2012. Recentemente, com a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, houve intensificação das ameaças e tentativas de assassinato de lideranças, entre elas a Mãe do Quilombo e orientadora espiritual, Dona Ana Lúcia dos Santos Silva.

Conhecida como Donana, a líder destaca que já foram feitos diversos boletins de ocorrência na 27ª Delegacia, em Itinga, mas as situações de assédio com o objetivo de tomar as terras não cessaram. Há ainda relato de crescimento da devastação da área verde, aterro de nascentes que abastecem a comunidade, entre outros danos.

O Mandato da Resistência, ao qual represento no campo institucional, segue atento, junto à Defensoria e Comissão de Direitos Humanos da Alba, aos desdobramentos ocorridos na localidade. É certo que não daremos nem um passo atrás na defesa da comunidade, que se encontra ameaçada por interesses da especulação imobiliária.

Ao nosso ver, em relação aos licenciamentos concedidos pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), há indícios suficientes para que a Assembleia Legislativa instale uma CPI para investigar essas concessões ambientais na Bahia.

Só para se ter uma ideia, o Inema autorizou o desmatamento de 24,7 mil hectares, segundo informações de movimentos ambientalistas e também do noticiário UOL, para uma única empresa, a Delfin Rio S/A, que faz parte do Condomínio Cachoeira do Estrondo, conjunto de fazendas na cidade de Formosa do Rio Preto, localizada na região do cerrado. Essa imensa área corresponde a mais de um terço de todo o município de Salvador, maior que todo o município do Recife, que tem 21,8 mil hectares. A licença foi dada pelo governo Rui Costa em 2019.

O órgão ambiental segue dando licenças cujas justificativas são obscuras e incongruentes com as normas constitucionais e interesse público. Alguns exemplos dessa devassa são a concessão da instalação do complexo portuário à empresa Bahia Terminais, em área de preservação permanente na Ilha de Maré, assim como a liberação da implantação da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas em território do Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas.

O mesmo Inema também concedeu licença, flagrantemente ilegal, para a empresa Hayashi, ligada ao agronegócio, para desmatar área na cidade de Piatã, região da Chapada Diamantina, onde existem várias espécies ameaçadas de extinção. O órgão ambiental também autorizou a construção de uma estação elevatória de esgoto às margens da Lagoa do Abaeté, em Salvador, sem consulta e sem estudos aprofundados.

Entre as inúmeras manifestações do Ministério Público Estadual acerca das ações do Inema, há a recomendação de que fosse suspensa a concessão do parque estadual das Sete Passagens, justamente por conta de várias irregularidades no processo.

Por conta de tudo isso e de outros escândalos semelhantes, é urgente uma CPI do licenciamento ambiental na Assembleia Legislativa da Bahia, assim como CPIs constituídas pelas Câmaras Municipais das cidades da região metropolitana onde os licenciamentos incorrem em crime. Precisamos interromper a violência, o racismo e o crime ambiental, que assolam e vitimizam o nosso povo.

CPI dos licenciamentos ambientais é inadiável para defesa do meio ambiente, territórios e comunidades da Bahia, por Hilton Coelho

Hilton Coelho é deputado estadual (Psol-BA), historiador, ativista dos movimentos populares e membro da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, assim como de Direitos Humanos e Segurança Pública, titular da Comissão Especial da Promoção da Igualdade na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania. Colabore com o jornalismo que apura e busca a verdade. Apoie o Destaque1 e ajude a manter a integridade da linha editorial do portal. Contribua com o valor que desejar. Chave Pix CNPJ: 13.791.382/0001-60. Good Comunicação Ltda, destaque1.com, compromisso com a verdade.
Publicidade
destaque-1-lateral
Brioh
ÓTICAS DESIGN
Marine
Contan
Ativa
Destaque1
Camaçari encerra primeiro quadrimestre de 2022 com superávit de R$ 170 milhões no orçamento
Política 27 de maio às 12:25

Camaçari encerra primeiro quadrimestre de 2022 com superávit de R$ 170 milhões no orçamento

Termina hoje prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022
Educação 27 de maio às 11:49

Termina hoje prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022

Cadastramento de ambulantes para os festejos juninos começa segunda-feira
Camaçari 27 de maio às 11:31

Cadastramento de ambulantes para os festejos juninos começa segunda-feira

Eleições 2022: três federações partidárias já foram aprovadas no TSE
Política 27 de maio às 11:24

Eleições 2022: três federações partidárias já foram aprovadas no TSE

Semu promove roda de conversa para mães de pessoas com deficiência
Camaçari 27 de maio às 11:17

Semu promove roda de conversa para mães de pessoas com deficiência

“Não venho para dividir, para tomar espaço de ninguém”, declara Manuel Rocha
Política 27 de maio às 10:29

“Não venho para dividir, para tomar espaço de ninguém”, declara Manuel Rocha

Sorteio definirá mata-mata da Libertadores nesta sexta-feira no Paraguai
Esporte 27 de maio às 10:00

Sorteio definirá mata-mata da Libertadores nesta sexta-feira no Paraguai

Em 15 dias, 28 imóveis em áreas de risco foram demolidos no Jardim Brasília
Camaçari 27 de maio às 9:33

Em 15 dias, 28 imóveis em áreas de risco foram demolidos no Jardim Brasília

Vacinação contra Covid-19 acontecerá em 15 postos de Camaçari nesta sexta-feira
Saúde 27 de maio às 8:28

Vacinação contra Covid-19 acontecerá em 15 postos de Camaçari nesta sexta-feira

Síndrome respiratória grave apresenta tendência de alta em 20 capitais, aponta Fiocruz
Brasil 26 de maio às 16:48

Síndrome respiratória grave apresenta tendência de alta em 20 capitais, aponta Fiocruz

MDB de Feira de Santana promove evento em apoio a ACM Neto
Política 26 de maio às 16:30

MDB de Feira de Santana promove evento em apoio a ACM Neto

Centro Cultural Vila de Abrantes é inaugurado em Camaçari
Camaçari 26 de maio às 16:08

Centro Cultural Vila de Abrantes é inaugurado em Camaçari

Lucas Mugni e Daniel são relacionados para enfrentar o Tombense
Esporte 26 de maio às 16:05

Lucas Mugni e Daniel são relacionados para enfrentar o Tombense

Boulevard Shopping Camaçari sedia Feira de Adoção de Animais neste sábado
Camaçari 26 de maio às 15:57

Boulevard Shopping Camaçari sedia Feira de Adoção de Animais neste sábado

Homem é encontrado morto em residência no Alto da Cruz
Camaçari 26 de maio às 15:34

Homem é encontrado morto em residência no Alto da Cruz

Corinthians recebe Always Ready pela última rodada da fase de grupos da Libertadores
Esporte 26 de maio às 15:27

Corinthians recebe Always Ready pela última rodada da fase de grupos da Libertadores

Salvador registra baixa adesão da imunização contra gripe e sarampo
Saúde 26 de maio às 15:11

Salvador registra baixa adesão da imunização contra gripe e sarampo

Praça da Matriz de Vila de Abrantes deve ser entregue em junho
Camaçari 26 de maio às 15:00

Praça da Matriz de Vila de Abrantes deve ser entregue em junho

Com 98,3% dos votos, chapa Somos UFBA Sempre vence eleição da reitoria
Educação 26 de maio às 14:12

Com 98,3% dos votos, chapa Somos UFBA Sempre vence eleição da reitoria

Após saída do Atlético de Alagoinhas, atacante Hítalo se apresenta ao Vitória
Esporte 26 de maio às 12:31

Após saída do Atlético de Alagoinhas, atacante Hítalo se apresenta ao Vitória

Foragido da Justiça por tráfico de drogas é capturado através de reconhecimento facial
Lauro de Freitas 26 de maio às 12:29

Foragido da Justiça por tráfico de drogas é capturado através de reconhecimento facial

‘Top Gun: Maverick’ chega ao Cinemark Camaçari nesta quinta-feira
Cultura e Entretenimento 26 de maio às 11:55

‘Top Gun: Maverick’ chega ao Cinemark Camaçari nesta quinta-feira

Cristiane Bacelar defende castração química de pedófilos durante audiência pública na Câmara de Camaçari
Política 26 de maio às 11:35

Cristiane Bacelar defende castração química de pedófilos durante audiência pública na Câmara de Camaçari

Programação diversificada marca o IV Fórum Internacional Mês da África em Camaçari
Educação 26 de maio às 11:33

Programação diversificada marca o IV Fórum Internacional Mês da África em Camaçari

Homem é preso com maconha escondida em mochila de bebê
Salvador 26 de maio às 11:22

Homem é preso com maconha escondida em mochila de bebê

Dewson Fernando Freitas apita duelo entre Campinense e Vitória
Esporte 26 de maio às 10:44

Dewson Fernando Freitas apita duelo entre Campinense e Vitória

Risco de fome ameaça 36% das famílias brasileiras, aponta pesquisa
Últimas 26 de maio às 10:30

Risco de fome ameaça 36% das famílias brasileiras, aponta pesquisa

Confira vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Simões Filho
Emprego 26 de maio às 9:55

Confira vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Simões Filho

Práticas de saúde serão ofertadas gratuitamente no Horto Florestal nesta sexta-feira
Saúde 26 de maio às 9:50

Práticas de saúde serão ofertadas gratuitamente no Horto Florestal nesta sexta-feira

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira
Emprego 26 de maio às 9:30

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde
Camaçari25 de maio às 15:46

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde

Câmara apresentará trabalhos de revisão da Lei Orgânica Municipal em audiência
Camaçari26 de maio às 8:33

Câmara apresentará trabalhos de revisão da Lei Orgânica Municipal em audiência

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas
Bahia25 de maio às 16:01

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas

Sedes abre processo seletivo com 300 vagas em curso de qualificação profissional para MEI
Camaçari25 de maio às 16:47

Sedes abre processo seletivo com 300 vagas em curso de qualificação profissional para MEI

Mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias são entregues à população de Camaçari
Camaçari25 de maio às 17:14

Mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias são entregues à população de Camaçari

Zagueiro Alan Santos sofre trauma no joelho e desfalca Vitória em duelo contra Campinense
Esporte25 de maio às 14:05

Zagueiro Alan Santos sofre trauma no joelho e desfalca Vitória em duelo contra Campinense

Policiais rodoviários federais protestam em Salvador e cobram valorização do governo federal
Últimas26 de maio às 8:59

Policiais rodoviários federais protestam em Salvador e cobram valorização do governo federal

Novo espaço de eventos, Armazém Convention apresenta estrutura inovadora em Lauro de Freitas
Vídeos25 de maio às 15:54

Novo espaço de eventos, Armazém Convention apresenta estrutura inovadora em Lauro de Freitas

Em encontro com Elinaldo e ACM Neto, Elias Natan declara apoio a Manuel Rocha para deputado estadual
Política25 de maio às 15:09

Em encontro com Elinaldo e ACM Neto, Elias Natan declara apoio a Manuel Rocha para deputado estadual

BCS oferece 84 vagas para curso de informática gratuito em Camaçari
Camaçari25 de maio às 15:33

BCS oferece 84 vagas para curso de informática gratuito em Camaçari

Bahia não registrou nenhum óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas
Bahia26 de maio às 9:14

Bahia não registrou nenhum óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

Risco de fome ameaça 36% das famílias brasileiras, aponta pesquisa
Últimas26 de maio às 10:30

Risco de fome ameaça 36% das famílias brasileiras, aponta pesquisa

Oficina de gravura recebe inscrições até hoje; workshop gratuito acontecerá no Rio Vermelho
Cultura e Entretenimento26 de maio às 8:15

Oficina de gravura recebe inscrições até hoje; workshop gratuito acontecerá no Rio Vermelho

Práticas de saúde serão ofertadas gratuitamente no Horto Florestal nesta sexta-feira
Saúde26 de maio às 9:50

Práticas de saúde serão ofertadas gratuitamente no Horto Florestal nesta sexta-feira

Confira os locais de vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira em Camaçari
Saúde26 de maio às 8:13

Confira os locais de vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira em Camaçari

Após saída do Atlético de Alagoinhas, atacante Hítalo se apresenta ao Vitória
Esporte26 de maio às 12:31

Após saída do Atlético de Alagoinhas, atacante Hítalo se apresenta ao Vitória

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira
Emprego26 de maio às 9:30

SineBahia oferece vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira

Bairros da sede e orla de Camaçari recebem obras de macrodrenagem
Camaçari25 de maio às 16:27

Bairros da sede e orla de Camaçari recebem obras de macrodrenagem

Dewson Fernando Freitas apita duelo entre Campinense e Vitória
Esporte26 de maio às 10:44

Dewson Fernando Freitas apita duelo entre Campinense e Vitória

Programação diversificada marca o IV Fórum Internacional Mês da África em Camaçari
Educação26 de maio às 11:33

Programação diversificada marca o IV Fórum Internacional Mês da África em Camaçari

Cristiane Bacelar defende castração química de pedófilos durante audiência pública na Câmara de Camaçari
Política26 de maio às 11:35

Cristiane Bacelar defende castração química de pedófilos durante audiência pública na Câmara de Camaçari

Sul-Americana: Ceará e Independiente decidem hoje quem avança para as oitavas de final
Esporte25 de maio às 15:58

Sul-Americana: Ceará e Independiente decidem hoje quem avança para as oitavas de final

Semu e Sejuv firmam parceria em busca de gestão esportiva e políticas públicas femininas
Esporte25 de maio às 14:56

Semu e Sejuv firmam parceria em busca de gestão esportiva e políticas públicas femininas

Homem é preso com maconha escondida em mochila de bebê
Salvador26 de maio às 11:22

Homem é preso com maconha escondida em mochila de bebê

‘Top Gun: Maverick’ chega ao Cinemark Camaçari nesta quinta-feira
Cultura e Entretenimento26 de maio às 11:55

‘Top Gun: Maverick’ chega ao Cinemark Camaçari nesta quinta-feira

Lateral Danilo é cortado da Seleção Brasileira
Esporte26 de maio às 9:24

Lateral Danilo é cortado da Seleção Brasileira

Com 98,3% dos votos, chapa Somos UFBA Sempre vence eleição da reitoria
Educação26 de maio às 14:12

Com 98,3% dos votos, chapa Somos UFBA Sempre vence eleição da reitoria

Confira vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Simões Filho
Emprego26 de maio às 9:55

Confira vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Simões Filho

Homem é encontrado morto em residência no Alto da Cruz
Camaçari26 de maio às 15:34

Homem é encontrado morto em residência no Alto da Cruz

Foragido da Justiça por tráfico de drogas é capturado através de reconhecimento facial
Lauro de Freitas26 de maio às 12:29

Foragido da Justiça por tráfico de drogas é capturado através de reconhecimento facial

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.