Dos 2.143.424 vacinados contra a Covid-19 na Bahia, 21.628 não foram tomar a segunda dose da vacina após o prazo estabelecido. O levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) hoje (22) aponta que o número equivale a 1% do público-alvo.
Até as 15h de ontem (21), a Sesab confirma que 728.608 baianos receberam a segunda dose.
O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirma que o assunto está sendo tratado em reuniões colegiadas com os 417 municípios. “É preciso um esforço adicional para sensibilizar a população sobre a importância da segunda dose, e, em último caso, as prefeituras realizarem uma busca ativa, o que significa que vão ligar, enviar mensagens para os celulares e até ir em casa”, afirma.
Vilas-Boas ainda faz um alerta quanto à necessidade de completar o ciclo de imunização contra a Covid-19. “Por mais que a primeira dose já dê um pouco de proteção, essa taxa não está dentro dos parâmetros estabelecidos pelos fabricantes e agências sanitárias, sendo necessária a segunda dose para a imunização aferida nos testes clínicos”.
O intervalo entre a primeira e a segunda da dose da CoronaVac, segundo recomendação do fabricante, deve ser de 14 a 28 dias. Já da AstraZeneca, o intervalo entre as doses é de três meses. Por enquanto, essas são as duas vacinas utilizadas no estado.