Fique conectado conosco
BANNER_728x90px_GERAL-02
BANNER_728x90px_GERAL_

Opinião

Contrariando o que seria uma boa política, eleição na Bahia começa pela chapa, por Edson Miranda

Vão virando pó nossas esperanças por uma nova mentalidade das nossas elites políticas no pós-pandemia.

Edson Miranda

Publicado

em

Contrariando o que seria uma boa política, eleição na Bahia começa pela chapa, por Edson Miranda
Foto: Reprodução

O ideal de uma boa política, voltada para os interesses gerais de qualquer sociedade, é que comece sempre por um bom diagnóstico dos problemas, e, com base nestes, construa um Programa Eleitoral capaz de solucionar, ou pelo menos começar a mitigar, os problemas diagnosticados, o que no caso da Bahia e do Brasil não são poucos.

Por essa lógica, a construção da “chapa” de parceiros e aliados seria um segundo passo, pois é fundamental que os parceiros arregimentados estejam em consenso sobre o programa. Do contrário — e é, infelizmente, o que acontece na política brasileira —, as tais alianças e chapas eleitorais viram apenas uma artimanha para conciliar uma série de interesses individuais, de grupos e facções diretamente envolvidas com a política.

Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080

Nesse caso, o interesse geral da sociedade, dos cidadãos e cidadãs afastadas da política é o que menos importa, e, dessa maneira, entra eleição, sai eleição, e assistimos a esse grande espetáculo brasileiro dos estelionatos eleitorais: os problemas continuam, até se agravam, e os interesses particulares sempre se acomodam nessa tal de “chapa”. Quem não lembra da expressão popular “diga aí meu chapa”? Parece que ela serve de base moral, e não política, para a constituição desses conluios.

Assim, no decorrer desta semana fomos sacudidos — embora não surpreendidos, pois quem acompanha a política de perto não se surpreende com mais nada — com a iniciativa do atual governador da Bahia, Rui Costa, em compor a chapa majoritária para as eleições deste ano. Vale salientar que, por favas contadas e sacramentadas, o nome de Costa já não era, há muito tempo, cogitado nas possíveis composições vindas a público.

Não pretendo aqui entrar em detalhes e análises a partir de informações que surgiram no decorrer do fato, inclusive após as apressadas reuniões nacionais com os caciques do PT, PSD e, certamente, também do PP, principais partidos da base de sustentação do atual governo baiano.

Não me interessa tanto esse padrão de análises, digamos, muito focado apenas no jogo duro da política. Ele termina por reforçar modelos e estereótipos, e nesse sentido pouco ajuda nosso povo a superar visões arcaicas do campo político. Claro, essas análises ainda têm seu lugar, principalmente no reforço ilusionista da realpolitik, mas, acredito, não conseguem atingir a verdadeira motivação para fatos e iniciativas no campo da política institucional.

Como muitos podem notar, a análise que faço desse fato pode ser considerada ou questionada por muitos como sem “política”. Entretanto, eu pergunto: quem em sã consciência pode afirmar que a política no Brasil é movida por razões estritamente de ordem política?

Já é de domínio público que o Brasil não é para amadores, e de fato não é. Tentar analisar esses “causos” da política apenas com conceitos das Ciências Políticas e da Teoria Social pode significar chover no molhado. Manter determinadas análises apenas para segurar a curiosidade da audiência também é fazer pouco caso da inteligência alheia.

Os comentadores de novelas ou do BBB chegam a ser mais realistas, convincentes e consistentes, na medida em que têm acesso a capítulos já gravados e às câmeras 24 horas do reality, enquanto os comentadores da tal política só têm acesso às versões que os políticos querem ver publicadas. Nesse caso, analistas e jornalistas viram meras marionetes e espalhadores de fofocas nas mãos de quem manipula os interesses do poder.

Já que o Brasil não é para amadores e o campo da política é habitado por arteiros campeões da sobrevivência, uma possibilidade é trazer para tal análise conceitos de outras Ciências, a exemplo da Antropologia, da Psicologia Moral, Evolutiva, dentre tantas outras. É isso o que tento fazer atualmente.

Assim, nesse momento em que a cultura popular pouco pode fazer para compreender esse mundo particular e discurso da política e dos políticos, no qual se realiza uma verdadeira competição para ver quem manipula mais, quem se habilita mais na arte da enganação, quem mergulha mais fundo na trapaça e no embuste, visando amealhar a boa-fé do homem e da mulher comuns, uma visão mais atenta, mais complexa, pode ser oferecida pela combinação das Teorias Políticas e Sociais com outros conceitos das Teorias dos Jogos, dos Modelos Relacionais, dentre outras.

Sem poder descer a detalhes nesse texto, acredito que os Modelos Relacionais dos antropólogos Richard Shweder e Alan Fiske, e ainda o modelo do psicólogo Jonathan Haidt, que em modos gerais mostra como “muitas atribuições de um modelo relacional a um conjunto de normas sociais parecem naturais às pessoas de todas as sociedades e podem estar enraizadas em nossa biologia”, a exemplo dos modelos relacionais denominados por Fiske de “escalão de autoridade” e “partilha comunal”, conseguem apresentar para nós uma outra realidade, pouco acessada e, portanto, pouco discutida e analisada, da natureza da nossa política, dos nossos líderes políticos e empresariais, enfim, da natureza da nossa sociedade.

Em relação à iniciativa política do governador, para ser sincero, eu sempre achei estranho Rui não compor essa chapa estadual de 2022. É o mais lógico, a não ser que o racha entre Rui e Wagner — se é que existe, não estou afirmando, é mera especulação — esteja tão intenso a ponto de um não querer nem olhar para a cara do outro.

Quem militou, conviveu algum tempo na política institucional e partidária, entende muito bem o desespero de Rui. É o mesmo de qualquer político que tem satisfações a dar à polícia e à Justiça, algo normal no Brasil, diga-se de passagem. Após uma gestão de dois mandatos, sempre fica algum “rabo” a ser esclarecido, resolvido, depois da gestão. Esses gestores/políticos não querem ficar sem mandatos, pois sem mandatos, para inclusive pagar bancas caras de advogados e outros compromissos, eles sabem da grande possibilidade de se ferrarem no futuro próximo.

Sem um mandato nas mãos, uma punição que lhes traga prejuízos, inclusive políticos, chega a cavalo!

Rui tem filhos pequenos para criar, e certamente, a alma feminina, muito mais sensível e atenta que a masculina, deve estar fazendo justas pressões nesse momento.

Acredito que, enquanto falsas teses em nome da política estão sendo levantadas para justificar posições, mas, no fundo, no fundo, configuradas pelos modelos relacionais citados acima, o gato que tiver maior unha subirá na parede ou no palanque!

Esperar para ver é o que resta aos simples mortais, pobres militantes desses partidos. Esperar também é o que resta aos detentores de cargos no governo e de mandatos parlamentares que não habitam o Olimpo.

Por fim, uma pergunta para a qual logo teremos resposta é se os “companheiros” realmente pretendem jogar Rui Costa na cova do leão.

Esperar pelos deuses do Olimpo é o que também nos resta! Amém!

Contrariando o que seria uma boa política, eleição na Bahia começa pela chapa, por Edson Miranda

Edson Miranda Borges é jornalista e mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas.

*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
"Garantindo ganhos importantes", celebra presidente do Sindborracha após ter propostas aprovadas em assembleia
Geral 18 de abril às 14:02

“Garantindo ganhos importantes”, celebra presidente do Sindborracha após ter propostas aprovadas em assembleia

Atletas baianos garantem medalhas no Campeonato Brasileiro de VA'A 2024
Esporte 18 de abril às 12:16

Atletas baianos garantem medalhas no Campeonato Brasileiro de VA’A 2024

'Guerra Civil', com Wagner Moura no elenco, e 'Abigail' estreiam no Cinemark Camaçari nesta quinta
Cultura e Entretenimento 18 de abril às 12:12

‘Guerra Civil’, com Wagner Moura no elenco, e ‘Abigail’ estreiam no Cinemark Camaçari nesta quinta

Irmãos são baleados dentro de casa no bairro Santo Antônio; um morreu
Segurança 18 de abril às 11:54

Irmãos são baleados dentro de casa no bairro Santo Antônio; um morreu

Festival Esportivo leva programação gratuita para o Parque Shopping Bahia a partir de segunda
Lauro de Freitas 18 de abril às 11:32

Festival Esportivo leva programação gratuita para o Parque Shopping Bahia a partir de segunda

Metrô de Salvador e Lauro de Freitas terá funcionamento normal no feriado de Tiradentes
Mobilidade 18 de abril às 11:23

Metrô de Salvador e Lauro de Freitas terá funcionamento normal no feriado de Tiradentes

Após exoneração de Piti Canela, Sara Prado assume comando da Fundação Cultural da Bahia
Cultura e Entretenimento 18 de abril às 10:55

Após exoneração de Piti Canela, Sara Prado assume comando da Fundação Cultural da Bahia

Botafogo recebe Atlético-GO no estádio Nilton Santos pelo Campeonato Brasileiro
Esporte 18 de abril às 10:46

Botafogo recebe Atlético-GO no estádio Nilton Santos pelo Campeonato Brasileiro

Paratletas de Camaçari embarcam para competição em São Paulo
Esporte 18 de abril às 10:23

Paratletas de Camaçari embarcam para competição em São Paulo

Após se envolver em briga, homem é assassinado com golpe de picareta em Lauro de Freitas
Segurança 18 de abril às 10:09

Após se envolver em briga, homem é assassinado com golpe de picareta em Lauro de Freitas

Dia Mundial da Criatividade é celebrado com programação no Boulevard Shopping Camaçari
Cultura e Entretenimento 18 de abril às 9:10

Dia Mundial da Criatividade é celebrado com programação no Boulevard Shopping Camaçari

Confira as 54 vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Lauro de Freitas nesta quinta
Oportunidade 18 de abril às 8:37

Confira as 54 vagas de emprego e estágio do Simm em Salvador e Lauro de Freitas nesta quinta

Mega-Sena: acumulado pela oitava vez, prêmio estimado em R$ 72 mi é sorteado nesta quinta
Brasil 18 de abril às 8:32

Mega-Sena: acumulado pela oitava vez, prêmio estimado em R$ 72 mi é sorteado nesta quinta

Bolsa Família: Caixa paga beneficiários com NIS de final 2 nesta quinta
Brasil 18 de abril às 8:28

Bolsa Família: Caixa paga beneficiários com NIS de final 2 nesta quinta

Com mais de 30 expositores, feira de intercâmbio acontece em Salvador neste sábado
Educação 18 de abril às 8:00

Com mais de 30 expositores, feira de intercâmbio acontece em Salvador neste sábado

Em São Paulo, Flávio Matos participa de feira internacional de turismo
Camaçari 17 de abril às 20:00

Em São Paulo, Flávio Matos participa de feira internacional de turismo

SineBahia: veja vagas em Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari
Camaçari 17 de abril às 19:44

SineBahia: veja vagas em Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari

Rose Braga apresenta prato com ingredientes produzidos em Camaçari no programa Mais Você
Cultura e Entretenimento 17 de abril às 19:21

Rose Braga apresenta prato com ingredientes produzidos em Camaçari no programa Mais Você

Condenado a 17 anos de prisão por estupro de vulnerável é preso em Lauro de Freitas
Bahia 17 de abril às 18:26

Condenado a 17 anos de prisão por estupro de vulnerável é preso em Lauro de Freitas

Congresso sobre direito das famílias e sucessões terá painéis e mesas-redondas em Salvador
Geral 17 de abril às 18:00

Congresso sobre direito das famílias e sucessões terá painéis e mesas-redondas em Salvador

São João na Bahia: Governo lança editais para seleção e contratação de grupos
Cultura e Entretenimento 17 de abril às 17:16

São João na Bahia: Governo lança editais para seleção e contratação de grupos

Prefeitura convoca candidatos para prova de títulos do cargo de procurador
Camaçari 17 de abril às 17:13

Prefeitura convoca candidatos para prova de títulos do cargo de procurador

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.