Fiquem conectados conosco

Educação

Contingenciamento retarda montagem de laboratórios da UFBA em Camaçari

Patrick Abreu

Publicado

-

Em setembro de 2018 foi inaugurado o campus da Universidade Federal da Bahia UFBA, na Cidade do Saber, em Camaçari. A unidade possui 120 alunos no curso de bacharelado interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação. No final de abril deste ano o Ministério da Educação (MEC) bloqueou parte do orçamento de 38 institutos federais de ensino e 63 universidades, dentre elas a UFBA.

Valterlinda Oliveira. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Nesta terça-feira (15), a diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Camaçari, Valterlinda Oliveira, informou ao Destaque1 que o impacto do contingenciamento na unidade no município é menor comparado com o da instituição na capital baiana.

De acordo com Oliveira, a maior necessidade do campus é a montagem de laboratórios. “O orçamento esse ano estava bem direcionado a essa montagem, até agora a gente não conseguiu todo o orçamento que nós precisamos. Conseguimos cerca de 15% a 20% do montante para 2019”, informou.

Ainda segundo a diretora, “a montagem dos laboratórios tinha um planejamento de trabalhar com R$ 1 milhão e apesar de não ter alcançado esse valor o orçamento ainda está rodando e o planejamento é de até o final do ano conseguir uma fonte maior para essa montagem”, revelou.

Oliveira também assegurou que as aulas estão ocorrendo normalmente e as disciplinas que precisam de um laboratório com mais recursos como a aula de física prática são ministradas na unidade de Salvador. “A cada 15 dias o aluno vai porque precisa de um laboratório mais especializado e ele tem o componente curricular até que o nosso laboratório esteja pronto”, afirmou.

Atualmente existem no campus laboratórios de informática, química e fenômenos de transporte, os dois últimos estão em fase de conclusão. A criação do laboratório de física 1 ainda não foi iniciada. A UFBA em Camaçari também possui uma biblioteca e um núcleo de apoio ao aluno.

Além de disponibilizar o espaço da Cidade do Saber para o funcionamento da universidade, o governo municipal também custeia as despesas de água, luz, serviços de higienização e segurança do campus.

Ingresso

O curso de bacharelado interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação ofertado no campus da UFBA em Camaçari é presencial e disponibiliza 50 vagas por semestre. A duração miníma é de 3 anos e a máxima 4,5 anos.

O processo seletivo anual de candidatos é realizado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e gerenciado pelo MEC, que considera a nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Outras informações sobre o ingresso na instituição podem ser adquiridas aqui.

UNIÃO 1
UNIÃO 2
UNIÃO 3
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.