Brasil
Congresso empossa hoje 513 deputados e 27 senadores
Após a posse, serão eleitas as mesas diretoras da Câmara e do Senado.

Publicado
em
Por
Agência Brasil
Os 513 deputados e 27 senadores eleitos em outubro de 2022 serão empossados nesta quarta-feira (1), em Brasília. Após a posse, serão eleitas as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos de cada uma das casas. Entre suas atribuições está a promulgação de emendas à Constituição pelas mesas de Câmara e Senado. A Mesa Diretora é composta pela presidência (presidente e dois vice-presidentes) e secretaria, formada por quatro secretários e quatro suplentes.
Câmara
Os deputados federais tomarão posse em sessão, às 10h, no plenário Ulysses Guimarães. À tarde, às 16h30, será iniciada a sessão para a eleição do novo presidente da Câmara e da mesa diretora para o biênio 2023/2024.
Segundo o regimento interno, os blocos partidários determinam a composição da mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.
O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais idoso, com o maior número de legislaturas. A votação só será iniciada quando houver pelo menos 257 deputados no plenário.
A apuração é realizada por cargo, começando pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Senado
Com a renovação de um terço das vagas dos 81 de senadores, os novos congressistas tomam posse às 15h no plenário. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031. Entre os empossados, cinco foram reeleitos: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).
Outros quatro foram nomeados como ministros do governo Lula: Camilo Santana (PT-CE), ministro da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.
Segundo a Constituição, o parlamentar que assume cargo de ministro não perde o mandato no Congresso Nacional. Logo após serem empossados como senadores, os quatro devem retornar aos ministérios e deixar as cadeiras com os suplentes de cada chapa.
Camilo Santana tem como suplentes Augusta Brito (PT) e Janaína Farias (PT). No caso de Flávio Dino, as suplentes são Ana Paula Lobato (PSB) e Lourdinha (PCdoB). A cadeira de Wellington Dias deve ficar com Jussara Lima (PSD) ou José Amauri (Solidariedade). Os suplentes de Renan Filho são Fernando Farias (MDB) e Adélia Maria (PV).
As atividades para eleição da Mesa Diretora do Senado terão início às 15h, com a primeira reunião preparatória, em que os senadores a serem empossados prestam compromisso regimental, sem discurso. De acordo com o secretário-geral da mesa do Senado, Gustavo Saboia, a previsão é que a votação seja presencial.
Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória, destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.
Os candidatos ao cargo defendem suas propostas na tribuna, e logo depois é realizada a votação secreta, com uso de cédula. Os senadores são chamados a votar de acordo com a ordem de criação dos estados, assim como ocorre na posse dos parlamentares.
Até o momento, dois candidatos disputam oficialmente o cargo: o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Rogério Marinho (PL-RN). Será eleito quem obtiver a maioria absoluta dos votos, ou seja, 41. Se nenhum candidato receber esse apoio, o que nunca ocorreu, os dois mais votados vão para um segundo turno.
Concluída a votação, é iniciada a terceira reunião preparatória, para a eleição dos demais cargos da Mesa, primeiro e segundo vice-presidentes e quatro secretários, com respectivos seus suplentes.
Leia Também
-
André Anilton é empossado como novo secretário de Administração em Camaçari
-
“Fará a melhor gestão do transporte público da nossa cidade”, diz Dilson Magalhães Jr. após posse de Helder Almeida na STT
-
Cerimônia de posse de Helder Almeida na STT será nesta segunda-feira
-
Arthur Lira marca presença no primeiro dia do Carnaval de Salvador
-
PL prevê que órgãos públicos reservem vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos
-
Senadores elegem com 66 votos nova Mesa Diretora da Casa

Polícia apreende fuzil e nove pistolas em Monte Gordo

Orquestra Ouro Preto apresenta espetáculo ‘The Beatles’ em Camaçari

Tagner se reúne com desembargador José Rotondano para discutir regularização fundiária em Camaçari

Jerônimo Rodrigues chega à China nesta sexta-feira

Camaçari pode ganhar centro de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica

Tagner se reúne com desembargador José Rotondano para discutir regularização fundiária em Camaçari

Marcha dos municípios: pacto federativo e redução da alíquota do INSS são prioridades, aponta Elinaldo

Em parceria com o Senac, Prefeitura abre vagas para cursos de turismo

Prefeitura institui ponto facultativo na próxima quinta-feira

Requalificação da Praça da Mulher deve ser concluída em abril

Empodera Mulher fortalece empreendedorismo feminino e eleva autoestima

Orquestra Ouro Preto apresenta espetáculo ‘The Beatles’ em Camaçari

Programa Águas de Camaçari discute educação ambiental em escola municipal de Arembepe

Camaçari pode ganhar centro de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica

Jerônimo Rodrigues chega à China nesta sexta-feira

Confira os 32 pontos de entrega da Cesta de Páscoa em Camaçari

Polícia apreende fuzil e nove pistolas em Monte Gordo

Beneficiários com NIS de final 9 recebem novo Bolsa Família

Prefeitura de Salvador abre 47 vagas de estágio
