Confira serviços montados pela Prefeitura para Festival Virada Salvador

Linhas especiais de ônibus e bolsões de estacionamento integram estrutura.
Foto: Betto Jr.

O Festival Virada Salvador 2025, que será realizado a partir desta sexta-feira (27) até terça (31), contará com uma ampla estrutura de serviços montada pela Prefeitura para atender a população. Os detalhes da operação foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis, secretários e gestores municipais nesta quinta-feira (26), em coletiva à imprensa na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, palco dos festejos.

Bruno Reis afirmou que o festival já se consolidou no calendário da capital baiana, gerando um impacto positivo na economia. A expectativa, segundo ele, é receber 150 mil visitantes de fora do Brasil e de outros estados, chegar a 100% de ocupação da rede hoteleira e movimentar mais de R$ 300 milhões na economia soteropolitana.

Publicidade
banner-site-4-600x500
600x500
Ativa
Contan

Entre os destaques da operação estão três linhas de ônibus, especiais e expressas, que serão criadas com destino à Arena O Canto da Cidade, com saídas do Terminal Acesso Norte, da Estação Pirajá e do Metrô Pituaçu. Além disso, serão criados três grandes bolsões de estacionamento na área da Boca do Rio, totalizando quase 400 vagas do tipo Zona Azul.

Outra novidade é a possibilidade de mulheres denunciarem casos de violência por meio do aplicativo Nina, permitindo às vítimas um acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp. Serão espalhados pelo circuito QR Codes para acesso rápido ao app, além de totens e ventarolas para conscientização do público.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Bruno Reis também chamou a atenção para uma mudança: o acesso à Arena O Canto da Cidade agora será num único lugar, pelo lado da praia, vindo de Armação e Jardim de Alah. A mudança ocorreu a pedido das forças de segurança, por ter maior espaço e para não gerar retenções no trânsito da Av. Octávio Mangabeira. “Nós duplicamos os pórticos de entrada e, com isso, a gente espera inclusive reduzir as filas. Tomamos essa decisão e esperamos que possa representar uma melhor operação e uma melhor comodidade”, disse.

Mobilidade

A Prefeitura vai colocar três linhas especiais de ônibus com destino à Arena O Canto da Cidade: 2025 – Terminal Acesso Norte x Festival da Virada; 2025-01 – Estação Pirajá x Festival da Virada; e 2025-02 – Metrô Pituaçu x Festival da Virada.

Além disso, seis linhas vão funcionar 24 horas a partir do dia 27: 1134 – Cabula VI x Estação BRT Pituba; 124702 – Arvoredo x Imbuí; 1034 – Parque São Cristóvão x Barroquinha; 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3; e 1637 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí.

No dia 31, mais três linhas passam a funcionar 24 horas: 1604 – Base Naval / São Tomé / Escola de Menor x Lapa; 1346 – Estação Pirajá x Itapuã; e 1079 – Estação Mussurunga x Praia do Flamengo. Ao todo, serão 450 ônibus em operação mais 188 do sistema complementar (Stec) e 60 de frota reguladora.

Trânsito

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) terá 40 agentes de trânsito se revezando para garantir a fluidez no tráfego e a segurança dos pedestres. Um perímetro de segurança será estabelecido entre o Centro de Convenções e a Praça Osório Villas Boas, restringindo o acesso de veículos particulares e priorizando o transporte público.

Serão três bolsões de estacionamento ao redor da Arena O Canto da Cidade, totalizando 356 vagas de Zona Azul com tarifas especiais de R$ 20 por 12 horas. Além disso, pontos exclusivos serão designados para embarque e desembarque de veículos por aplicativos e particulares, com atenção especial para pessoas com deficiência.

Painéis eletrônicos, faixas e banners orientarão o público sobre travessias seguras, áreas de estacionamento e transporte público. A fiscalização será intensificada com 12 pontos fixos e equipes móveis atuando nos bairros do Stiep e Boca do Rio para coibir estacionamentos irregulares e garantir maior organização.

Mulher e juventude

A Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) montará um posto avançado do Centro de Atenção à Mulher, que funcionará das 19h às 7h. Esse serviço oferecerá suporte psicológico, jurídico e encaminhamentos para mulheres vítimas de violência de gênero durante o evento.

Através do aplicativo Nina, as mulheres poderão denunciar casos de violência. QR Codes para acesso direto ao app serão espalhados pelo circuito, assim como em linhas de ônibus com destino ao Festival Virada. O serviço também estará conectado à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que funcionará em plantão para oferecer medidas protetivas e atendimento especializado.

Já o programa Salvador Acolhe, voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou filhos de ambulantes, será realizado na Escola Municipal Luiza Mahin (Armação), tendo capacidade inicial para 100 vagas. O espaço poderá ser ampliado em até 20% e funcionará das 7h do dia 27 até o meio-dia do dia 1º de janeiro, oferecendo recreação, apoio psicológico, assistência social e segurança, permitindo que os pais trabalhem com tranquilidade.

Segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) mobilizará um efetivo diário de 500 agentes, totalizando cerca de 2,5 mil servidores durante o evento. A GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias.

Além disso, distribuirá pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, estabelecerá uma base para catalogação e devolução de documentos perdidos e prestará apoio operacional em postos de saúde e áreas de recreação destinadas aos filhos de ambulantes. A Guarda ainda atuará em integração com o sistema de monitoramento por câmeras instaladas na arena, garantindo maior agilidade na resposta a eventuais incidentes.

Saúde

Dois módulos de saúde serão instalados na arena. Um deles funcionará 24 horas, com cinco leitos de observação e estabilização, enquanto um outro operará das 17h às 7h, com 20 leitos, sendo 19 de observação e um de estabilização.

Ambos os módulos contarão com equipes multidisciplinares completas, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos. O Samu oferecerá suporte com ambulâncias para remoções de casos mais graves, enquanto o Pronto Atendimento Alfredo Bureau (no Marback) servirá como unidade de retaguarda.

Social

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) disponibilizará assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. Entre as ações a serem realizadas pelo órgão está a campanha Criança Não é Mão de Obra, que fará abordagens sociais visado o combate ao trabalho infantil dentro e no entorno do circuito da festa.

Além disso, os técnicos da Sempre estarão aptos para fazerem encaminhamentos para o programa Salvador Acolhe, Conselho Tutelar, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidades de saúde e Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs), dentre outros serviços socioassistenciais.

Limpeza

Para o Virada Salvador 2025, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) contará com uma equipe composta por aproximadamente 312 profissionais, bem como cerca de 35 equipamentos, entre compactadores, sugadores, sopradores, caminhões pipa, tratores e motocoletoras. Para a ocasião, a Limpurb instalará ao longo da arena 520 banheiros químicos, 16 contêineres climatizados (feminino, masculino, PCD) e ainda mais quatro contêineres de chuveiro, para os ambulantes que estarão trabalhando no festival.

Como parte operacional da limpeza e reaproveitamento de resíduos, haverá 60 caixas contentoras, com adesivação personalizada para efetuar a separação de resíduos secos e úmidos. Além disso, em parceria com o Instituto Heinken e a Solos, a Limpurb estruturou a Central de Reciclagem, operacionalizada pela cooperativa Coopcicla, voltada tanto para o armazenamento dos recicláveis coletados na arena, enquanto a cooperativa CRUN fará a separação dos resíduos produzidos nos camarotes.

Salvamento

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) terá dois postos fixos e 16 salva-vidas atuando dia e noite para garantir a segurança dos banhistas e frequentadores na área de praia, equipados com uma embarcação e seis pranchas.

Manutenção

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) teve uma atuação intensiva, realizando pintura de ciclovias e equipamentos, reparos em calçadas e sistemas de drenagem, além da instalação de rampas para pessoas com deficiência. Tapumes foram colocados em toda a área do evento, e tampas de concreto foram substituídas por grades na frente do palco para emergências. A Seman também realizou a poda de coqueiros e verificação de pontos de ônibus no entorno.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) atuará com uma equipe de 60 profissionais responsáveis por fiscalizar poluição sonora, publicidade, atividades comerciais provisórias e segurança das estruturas de palco, em parceria com a Defesa Civil (Codesal). A secretaria também garantirá a proteção das marcas patrocinadoras e coibirá superlotação em marquises de imóveis no entorno do evento.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Prefeitura estará presente com atendimento 24 horas por meio da central 156, estande fixo e equipes volantes percorrendo o circuito. Além de registrar sugestões e críticas, o órgão utilizará tecnologia para emitir relatórios gerenciais que possibilitam respostas rápidas e eficazes às demandas do público.

Além disso, a Prefeitura-Bairro Itapuã instalará um posto na arena para orientar os cidadãos sobre os serviços municipais e atuará em parceria com outras secretarias para atender a demandas que surgirem durante o evento.

Conectividade

A Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), através da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), fornecerá internet gratuita via Conecta Salvador, infraestrutura tecnológica para a imprensa, plataformas digitais e monitoramento por câmeras para garantir maior segurança e conectividade no evento.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Política

“Mudanças que tiver que fazer, farei”, garante Caetano sobre possível reforma administrativa

Segurança

Ficco-BA prende 67 foragidos da Justiça na Bahia e fora do país

Camaçari

Após episódio com Jamessom, Dudu do Povo solicita criação de Comissão de Ética

Cultura e Entretenimento

Primeiros a chegar recebem cortesia no CineMaterna em Lauro de Freitas nesta terça

Internacional

Kaique Ara participa da delegação brasileira no Fórum da Juventude da ONU

Segurança

Homicidas são presos na rodoviária de Salvador antes de fugir para São Paulo e Pernambuco

Podcast Destaque da Política #16 | Vereador Jamessom

Mais lidas

vereador Kaique Ara viaja pra Nova Yor fórum da juventude na ONU foto Carlos André

Kaique Ara participa da delegação brasileira no Fórum da Juventude da ONU

Nayara Ribeiro estagiaria da Bracell foto acervo bracell

Bracell abre inscrições para Programa de Estágio Superior com vagas em Camaçari

Monte gordo

Mães atípicas de Monte Gordo realizam ato por conscientização do autismo e cobram direitos

IMG_2485

Peça 'A Revolução dos Bichos' estreia no Centro Cultural Sesi Casa Branca em abril

Seduc_alunos-estudantes_2º-ano-camaçari_sala_professora_Foto_Patrick-Abreu (3)

Camaçari avança na educação e supera meta de alfabetização na idade certa

Últimas

Vereador-Tagner-

"Não é porque está com o paletó que pode desrespeitar as pessoas", dispara Tagner sobre Jamessom

Prefeito-Caetano

"Mudanças que tiver que fazer, farei", garante Caetano sobre possível reforma administrativa

Operação-Artemis-Ficco-Foto-Reprodução-PF

Ficco-BA prende 67 foragidos da Justiça na Bahia e fora do país

Alexandre-Ramagem

ICE prende Alexandre Ramagem nos Estados Unidos

vereadores Dudu do Povo e Jamessom sessão câmara camaçari fotos Hericks Trabuco

Após episódio com Jamessom, Dudu do Povo solicita criação de Comissão de Ética

Mãe-e-Bêbê-no-CineMaterna-Foto Yuri Couto

Primeiros a chegar recebem cortesia no CineMaterna em Lauro de Freitas nesta terça

Servidora Ana Cristina Viana assume comando do INSS 2 foto Ricardo Stuckert-PR

Servidora Ana Cristina Viana assume comando do INSS

fachada câmara municipal de camaçari foto Lavínia Oliveira Destaque1

Audiência pública na Câmara apresentará prestação de contas do ISSM

vereador Kaique Ara viaja pra Nova Yor fórum da juventude na ONU foto Carlos André

Kaique Ara participa da delegação brasileira no Fórum da Juventude da ONU

FICCO e PC interceptam na Rodoviária de Salvador dois homicidas que fugiriam para SP e PE 2 foto divulgação

Homicidas são presos na rodoviária de Salvador antes de fugir para São Paulo e Pernambuco

Nayara Ribeiro estagiaria da Bracell foto acervo bracell

Bracell abre inscrições para Programa de Estágio Superior com vagas em Camaçari

Seduc_alunos-estudantes_2º-ano-camaçari_sala_professora_Foto_Patrick-Abreu (3)

Camaçari avança na educação e supera meta de alfabetização na idade certa

De virada, Cruzeiro derrotou Red Bull Bragantino por 2 a 1 foto Gustavo Aleixo - Cruzeiro

De virada, Cruzeiro derrotou Red Bull Bragantino por 2 a 1

Com dois expulsos, Corinthians segura empate com líder Palmeiras sem gols foto Cesar Greco - Palmeiras

Com dois expulsos, Corinthians segura empate com líder Palmeiras sem gols

Com dois gols de Pedro, Flamengo vence Fluminense pelo Brasileirão foto Gilvan de SouzaFlamengo

Com dois gols de Pedro, Flamengo vence Fluminense pelo Brasileirão

Monte gordo

Mães atípicas de Monte Gordo realizam ato por conscientização do autismo e cobram direitos

SEMED_ Transporte escolar sem prejuízo aos estudantes_incendio foto arquivo 7

Após incêndio, Prefeitura de Lauro de Freitas garante transporte escolar sem prejuízo aos estudantes

Polícia remove câmeras clandestinas de postes de energia em Lauro de Freitas

baralho do crime ssp bahia nipe ouros

Procurados por homicídio e tráfico em Camaçari e Salvador entram no Baralho do Crime

polícia civil da bahia depom salvador tráfico de drogas foto divulgação

Homem é preso em Salvador com skank, haxixe e R$ 6 mil em apartamento