Fiquem conectados conosco

Cultura

Concerto “OsBATALÁ” celebra o Dia da Consciência Negra nesta sexta-feira

A ação tem participações especiais, como os cantores Márcia Short e Lazzo Matumbi.

Avatar

Publicado

-

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (20), a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) irá refletir sobre as raízes culturais africanas no Brasil ao dar destaque à música do candomblé no concerto em vídeo “OsBATALÁ”, em seu canal do Youtube . A ação convida o grupo percussivo Rum Alagbê, um projeto social do Terreiro Mãe Menininha do Gantois, e terá as participações especiais dos cantores Márcia Short e Lazzo Matumbi. Nesse projeto, sob a regência de Carlos Prazeres, são interpretados os orikis (cantos em iorubá) “O Fururu Loorere” e “Ajaguna Gbawa”, além de “Carmen”, música em homenagem à atual ialorixá do Terreiro Mãe Menininha.

Para o regente titular e diretor artístico da Osba, Carlos Prazeres, estabelecer uma conexão musical com a sociedade  é um dos propósitos mais importantes da Orquestra Sinfônica da Bahia. “Sediada na cidade mais negra fora da África, nossa orquestra encontra na parceria com o Gantois uma série de elementos vitais para alimentar essa conexão”, diz o maestro ao se referir à rica troca musical estabelecida no ‘OsBATALÁ’ entre o universo sinfônico e o universo percussivo do projeto Rum Alagbê, coordenado por Iuri Passos.

“A troca nos transporta a um novo e fascinante panorama musical, onde absorvemos a infinita riqueza da música afro e, sendo assim, nos tornamos um organismo mais rico e flexível musicalmente”, completa Prazeres.

Além da regência de Carlos Prazeres e da presença do grupo percussivo Rum Alagbê e dos cantores Márcia Short e Lazzo Matumbi, o “OsBATALÁ” tem participação de Ângela Lopo e Luciana Baraúna nos coros vocais, filhas do Gantois. O arranjo de percussão foi feito por Iuri Passos; o arranjo orquestral de “O Fururu Loorere” é de Bira Marques; o de “Ajaguna Gwaba”, do maestro Letieres Leite; “Carmen” possui arranjo de Jean Marques, também fagotista da Osba.

CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.