Opinião
Como a nutrição pode auxiliar na candidíase, por Arielly Souza
O tratamento antifúngico e a alimentação devem andar lado a lado.
Publicado
em
Por
Arielly SouzaA candidíase é causada por um fungo (Candida albicans) que pode se manifestar na mucosa bucal ou genital, sendo mais comum nas mulheres na região genital. Há alguns sintomas que podem contribuir para identificar esse problema, como corrimento vaginal esbranquiçado (como um leite coalhado), coceira intensa, dor ou ardor ao urinar, e dor no momento das relações sexuais.
Caso apresente algum desses sintomas, é necessário procurar um ginecologista para um tratamento farmacológico correto. Algo que poucos sabem é que o nutricionista também pode te auxiliar nesse processo, principalmente para evitar a candidíase de repetição.
Vamos lá!
O tratamento antifúngico e a alimentação devem andar lado a lado. Por isso, separei uma lista com os alimentos que devem ser evitados e outros que devem ser priorizados:
- Evite: carboidratos simples/refinados (açúcar, refrigerante, sorvete, doces em geral, chocolates); bebidas fermentadas (vinho, cerveja, champanhe); alimentos fermentados, como massas com fermento biológico; embutidos (salsicha, mortadela, peito de peru, presunto, linguiça); molhos e temperos prontos, alimentos conservados.
É importante lembrar que o uso de corticoides, antibióticos e laxantes sem prescrição médica podem levar ao aparecimento de candidíase, pois ajudam a degradar o intestino, abaixando a imunidade, o que leva à proliferação de fungos.
- Prefira: temperos naturais que têm função antifúngica e antibacteriana (orégano, alho, cebola, tomilho e alecrim); gorduras boas que ajudam a reduzir a inflamação (azeite, óleo de coco, castanhas, amêndoas e amendoins); sementes que fortalecem o sistema imunológico, pois são ricas em ômega-3 (chia, linhaça e semente de abóbora); alimentos integrais, frutas e vegetais, pois ajudam a fortalecer a flora intestinal, impedindo a proliferação de candidíase; alimentos fermentados que são ricos em bactérias boas, melhoram a saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico (iogurte natural, kéfir e kombucha).
Um bom auxiliador é o própolis, que pode ser tomado diariamente, sendo adicionado em chás, água com limão ou apenas diluído na água.
Espero ter ajudado com essas informações. Não esqueçam que, ao apresentar esses sintomas, é necessário procurar um médico e um nutricionista para ajudar no processo de tratamento.
Arielly Souza é nutricionista atuante da área clínica.
*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Especialistas alertam para cuidados essenciais na prática de atividades físicas em dias quentes
-
Alimentos e bebidas geram maior impacto na inflação de dezembro
-
Pele negra e verão: cuidados essenciais para saúde e beleza na estação mais quente
-
Emenda parlamentar de Ivoneide garante aquisição de veículo TFD para Camaçari
-
Governo Federal pagará R$ 60 mil a famílias de crianças afetadas pelo Zika
-
Ginecologista orienta sobre prevenção de infecções durante o verão