Como a dieta detox pode ajudar no combate dos radicais livres?

São muitas controvérsias sobre a eficácia da dieta detox. Alguns acreditam e outros discordam dos seus efeitos benéficos. Hoje iremos entender um pouco mais sobre esse assunto.

A dieta detox é uma estratégia que tem como maior objetivo eliminar substâncias prejudiciais ao organismo.  Essas substâncias são conservantes, gorduras saturadas, sal, agrotóxicos e açúcares em excesso. Os alimentos utilizados na deita detox possuem propriedades que impulsionam a eliminação das toxinas através dos líquidos corporais (suor e urina).

Como funciona a dieta Detox?

Esta estratégia consiste na retirada de alimentos e bebidas que causam retenção de água e inchaço (glutén, sal, açúcar refinado, gorduras saturadas, etc) e consumo de alimentos naturais que ajudam a purificar o corpo. Diante disso, fica claro o porque que a dieta confere benefícios ao organismo. É obvio que a partir da exclusão de alimentos industrializados e a introdução de alimentos naturais a dieta promoverá efeito benéfico a saúde. Um deles muito importante é o combate aos radicais livres.

O que são radicais livres e como a dieta detox ajuda no combate deles ?

Os radicais livres são átomos ou moléculas que contém um ou mais elétrons não emparelhados na sua última camada eletrônica. A geração de radicais livre é continuo e fisiológico. Quando não encontra outro radical livre para se ligar e manter-se estável, se liga a outra molécula saudável e rouba um elétron. Logo, a molécula que perdeu um elétron se transforma em radical livre, que irá roubar um elétron de outra molécula saudável inciando uma reação em cadeia que irá trazer sérios prejuízos as células, provocando até a morte celular. A consequência disso é o envelhecimento precoce e doenças degenerativas como alzheimer, artrite, câncer e catarata.

Imagem: Blog Radicais Livres

O combate aos radicais livres é feito através do consumo de alimentos antioxidantes: substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável, que tem como objetivo proteger as células sadias doando um elétron a molécula.  A dieta detox é repleta de alimentos antioxidantes, vai desde os chás ricos em catequinas até as hortaliças e frutas ricas em flavonoides, vitamina C, entre outros.

Então, a proposta de introdução de alimentos antioxidantes da dieta detox estimula a inibição da oxidação celular, protegendo o organismo dos radicias livres e incentivando o consumo de alimentos naturais.

Eridiane Barros é nutricionista, consultora em restaurantes de Camaçari, e extensionista com ênfase em pacientes queimados pelo Consultório de Equipe Multidisciplinar da FTC – Salvador. jornalismo@destaque1.com

Um comentário em “Como a dieta detox pode ajudar no combate dos radicais livres?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.