Milhares de pessoas se reuniram no Morro do Cristo, na Barra, em Salvador, para ato público contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da “Blindagem”, projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro. A manifestação, que aconteceu simultaneamente em ao menos 33 cidades do país, incluindo 22 capitais, e ao redor do mundo, no domingo (21), contou com a presença de artistas como Wagner Moura e Daniela Mercury, movimentos sociais e políticos de esquerda.
Na capital baiana, o movimento foi organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, ligadas ao PT, Psol, PSB, PCdoB e outros partidos de esquerda, Mídia Ninja e Seremos Resistência. O ato contou com a presença das militâncias do PT, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), CUT, CTB e outros movimentos sociais.
PEC da Blindagem
A proposta, que dificulta a prisão e o andamento de investigações contra deputados e senadores, foi aprovada pela Câmara na noite da última terça-feira (16) e seguiu para o Senado. Pela redação atual da PEC, os inquéritos só poderiam avançar para ações penais com aval do próprio Congresso, beneficiando os parlamentares.
Na bancada baiana, todos os parlamentares do PT Bahia votaram contra a PEC da Blindagem, representando 7 dos 14 votos contrários, sendo eles: Ivoneide Caetano, Jorge Solla, Joseildo Ramos, Valmir Assunção, Josias Gomes, Waldenor e Zé Neto.







