Um novo capítulo se inicia para a empresa Unipar em Camaçari, com a inauguração, nesta quinta-feira (3), da primeira fábrica no Polo Petroquímico. Com investimento de R$ 234 milhões, a empresa, líder na produção de cloro e soda na América do Sul e maior produtora de PVC na região, foi construída no período de dois anos. Esse é o primeiro projeto da empresa no Nordeste, onde deverá liderar o desenvolvimento de infraestrutura sanitária na próxima década. A unidade também estruturou a implantação de novos equipamentos para direcionar parte da produção para o agronegócio.
Abrindo os discursos durante a cerimônia de inauguração da unidade, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que estava programado para participar da celebração, não pôde comparecer e mandou uma mensagem por vídeo enaltecendo o setor industrial do município, que abriga o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul.
“Grande dia para o Polo Industrial de Camaçari, para o Nordeste, e para o nosso país. […] Nessa nova unidade em Camaçari, a Unipar produzirá cloro, soda cáustica, ácido clorídrico, atendendo todo o Nordeste, que teve o crescimento de 2,5% na indústria de transformação no ano passado, gerando emprego e renda para a nossa população. Um grande e fraterno abraço a todos vocês, e parabéns por essa grande realização”, disse o político por mensagem de vídeo.
Realizada nas imediações da fábrica, a cerimônia prosseguiu com o discurso do CEO da Unipar, Rodrigo Cannaval, que aproveitou a oportunidade para salientar que a inauguração da unidade em Camaçari é um marco na história da Unipar, que tem mais de 55 anos de existência. “Estamos expandindo não apenas nossa capacidade produtiva, mas também nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e proximidade com os clientes. Vamos atender principalmente a expansão do saneamento básico previsto pelo marco do setor e também os segmentos de produtos de higiene e limpeza, pilares essenciais para a saúde, dignidade e qualidade de vida de toda as pessoas”.

O diretor de negócios da Unipar, Alexandre de Castro, também destacou a importância da implantação da fábrica na Bahia e na produção de insumos essenciais, para que continue fornecendo produtos que vão ajudar no tratamento de água e de esgoto.
“Quando a gente fala de tratamento de água e tratamento de esgoto, a gente ainda tem um déficit muito grande no país. E esse déficit, eles estão muito focados aqui na região Norte, na região Nordeste. Essa fábrica vai produzir insumos essenciais para que a gente possa continuar fornecendo produtos que vão ajudar na questão do tratamento de água e de esgoto”, disse.
Confira:
No destaque para a geração de emprego, o diretor da Unipar em Camaçari, Rogério Catarinacho, salientou que desde a fase de construção da fábrica houve o aproveitamento da mão de obra local e na formação dos colaboradores da empresa. “Desde a fase de construção, nós valorizamos as pessoas aqui da região, de Camaçari, também do estado da Bahia”, ressaltou.
Assista:
Representando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário do Desenvolvimento Econômico do estado, Ângelo de Almeida, falou sobre a importância da fábrica para o setor de negócios, emprego e renda da região.

O prefeito Luiz Caetano (PT) também destacou o porte da indústria no setor químico e na economia do município. O gestor municipal também citou que a empresa está bem instalada e conta com “uma grande estrutura” para funcionar na cidade. “Com a saída da Ford de Camaçari, foi horrível, um baque grande aqui na nossa economia e também na indústria. E nós fomos recuperando, recuperando, porque nós diversificamos. O [senador Jaques] Wagner, o Rui Costa e o Jerônimo ajudaram muito nesse sentido de buscar novos investimentos”, disse.
Ouça:
Para o vereador Tagner Cerqueira (PT), que representou o Legislativo municipal no evento, Camaçari só tem a ganhar com a chegada da fábrica Unipar em Camaçari. De acordo com o político, o município vive um novo momento, a Unipar está investindo na cidade e o povo precisa voltar a trabalhar para ter sua dignidade.
Assista:
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira, também prestigiou o evento e ressaltou a importância de a fábrica utilizar recursos renováveis, que promovem o desenvolvimento sustentável na cidade, e destacou que o Polo é um espaço totalmente competitivo pela sua localização geográfica.
“Muito importante a inauguração da Unipar aqui em Camaçari, a primeira planta dessa empresa fora de São Paulo. É uma empresa extremamente importante para o Polo Industrial de Camaçari, demonstrando que o Polo continua efetivo na atração de novas empresas para o município. O Polo é extremamente competitivo pela sua localização geográfica, próximo ao porto, próximo ao aeroporto, próximo de insumos básicos para a produção de química e petroquímica”, disse.
Confira:

A programação da inauguração contou ainda com uma visita guiada nas imediações da fábrica. Também estiveram presentes na cerimônia empresários, representantes de associações e entidades financeiras, além de autoridades públicas e políticas, como a vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos (PSB); a deputada federal e primeira-dama de Camaçari, Ivoneide Caetano (PT); a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele, e o titular da Secretaria de Relações Institucionais, Ademar Lopes.
Sobre a Unipar
A Unipar, do empresário Frank Geyer Abubakir, foi projetada para suprir a crescente demanda por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica — produtos para o saneamento básico e para os setores de higiene e limpeza — no Nordeste. Além disso, a empresa implementou novos equipamentos para direcionar parte da produção para o segmento do agronegócio.
Com tecnologia de ponta e ecoeficiência, a unidade, iniciada em dezembro de 2024, tem capacidade instalada para produzir 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio por ano. Serão implantados ainda equipamentos para viabilizar a produção de matérias-primas para o agronegócio. Esses insumos são essenciais para setores como de alimentos, construção civil e indústria farmacêutica, além da área hospitalar e de saneamento.