Saúde
Com doses perto de vencer, Bahia amplia público-alvo para vacinação contra Covid-19
Pessoas a partir de 5 anos poderão receber uma dose do imunizante XXB.
Publicado
em
Por
RedaçãoEm uma medida emergencial para evitar o desperdício de doses da nova vacina contra Covid-19, a XBB, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu, na quinta-feira (27), pela ampliação do público-alvo do imunizante com data de vencimento em 3 de julho. Atualmente, há 14.983 doses próximas ao vencimento na Bahia. Com a decisão, pessoas a partir de 5 anos que não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber uma dose do imunizante, independentemente do histórico vacinal.
Anteriormente, o imunizante estava disponível apenas para o público-alvo composto por: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; pessoas de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas; indígenas vivendo em terra indígena; indígenas vivendo fora da terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
A ampliação foi decidida durante a reunião, da qual participaram os secretários municipais da saúde e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. A gestora destacou a importância de um esforço conjunto entre o estado, municípios e a população para garantir que não haja desperdício de doses. “É necessário o esforço de todos para evitarmos possíveis desperdícios dos imunizantes. Por isso, peço a população que busque uma Unidade Básica de Saúde e vacine-se”, afirmou a titular da pasta.
Leia Também
-
Bahia lidera denúncias de assédio eleitoral, aponta MPT
-
Hemoba promove campanha para cadastro de doadores de medula óssea
-
Projeto da Unifacs oferece atendimento gratuito a migrantes no Salvador Norte Shopping
-
Lauro de Freitas sedia Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Ginástica Rítmica
-
Operação Força Total registra prisões e apreensões em toda a Bahia
-
Repasses para universidades estaduais chegam a R$ 2,3 bilhões