Com baixo estoque de sangue, Hemoba realiza “Sabadão Solidário” no HGE

Para garantir que os estoques de sangue sejam abastecidos para o período do Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) promove amanhã (23) o último Sabadão Solidário do mês de fevereiro. O atendimento aos candidatos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea acontece das 7h30 às 18h30 no hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do  Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas, Salvador.

Desde o final de 2018 o Hemoba vem fazendo alertas para os baixos estoques de sangues principalmente do RH negativo. O objetivo da ação é reforçar o estoque estratégico, para atender com segurança todos os pedidos de unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. O Hemoba tem 24 centros espalhados pela Bahia que atende todo o estado.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3 milhões de pessoas precisam fazer uma transfusão de sangue por ano no Brasil e apenas 1,9% da população é doadora. O país conta com 500 centros de coletas e 27 hemocentros, baseado nisso, a OMS alega que para manter os estoques dos bancos de sangue com a quantidade necessária para todo o território nacional, seria preciso apenas que 3% dos brasileiros fossem doadores.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Pessoas que têm piercing e tatuagens podem se candidatar a doar sangue após um ano das aplicações na pele. Fumantes precisam estar no mínimo duas horas sem a substância química no organismo e indivíduos que consomem álcool pelo menos 12 horas.

Veja a tabela do estoque atualizada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.