A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) constatou baixa no estoque de plaquetas, substâncias das células sanguíneas responsáveis pela coagulação do sangue. Em média, 73 doações são feitas por mês, quando o ideal é 105. Em 2024, o Hemoba recebeu 872. Diante do baixo nível do estoque, a fundação promove uma campanha para mobilizar as pessoas a doarem regularmente esse hemocomponente, já que tem validade de apenas cinco dias.
A transfusão dessas células é usada no tratamento de leucemia e outros tipos de câncer, submetidos a transplante de medula óssea, em cirurgias cardíacas, vítimas de trauma e queimaduras, entre outros.
Interessados em realizar o procedimento podem fazer apenas no Hemocentro Coordenador, em Salvador, e na Unidade de Coleta de Sangue (UCT) de Juazeiro. A organização prevê que o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista passe a oferecer o serviço ainda este ano.
O processo leva entre 60 a 90 minutos, e pode ser realizado uma vez a cada 15 dias, totalizando 24 vezes ao ano. Para doar, além dos requisitos da doação de sangue, precisa ter realizado pelo menos uma doação sanguínea nos últimos 12 meses, não ter utilizado nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico (AAS, Melhoral, Sal de Frutas, Engov, Coristina D, Cibalena, Aspirina) ou anti-inflamátorios até sete dias antes da doação e pesar no mínimo 60 kg.
No caso de mulheres, somente as nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar. É necessário também ter um acesso venoso calibroso avaliado pela equipe técnica da coleta.