Fique conectado conosco
REDE-BANNERS728x90 (2)

Brasil

Com 61 votos, Adolfo Menezes é reeleito presidente da Alba

Nessa votação secreta, foram preenchidos oito cargos de titulares e cinco suplentes com parlamentares de oito partidos.

Redação

Publicado

em

Com 61 votos, Adolfo Menezes é reeleito presidente da Alba
Foto: Vanner Casaes/Agencia/Alba

Receba notícias no Telegram WhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) reelegeu o deputado Adolfo Menezes (PSD) para a presidência com 61 votos dos 62 possíveis, sendo registrado ainda um do deputado Hilton Coelho (Psol). A quase unanimidade emocionou o presidente da Alba, que agradeceu a todas as lideranças políticas da Casa e da Bahia, pois foi articulado um consenso em torno do seu nome nas semanas que antecederam a sucessão da Mesa Diretora.

Nessa votação secreta, foram preenchidos oito cargos de titulares e cinco suplentes com parlamentares de oito partidos. Os trabalhos foram presididos pelo deputado Nelson Leal (PP), o último presidente da Casa, sendo a mesa dirigente dos trabalhos integrada ainda pelos deputados Robinson Almeida (PT) e Sandro Régis (UB), respectivamente primeiro e segundo secretários – indicados pelos líderes do governo e da oposição, deputados Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB).

Publicidade
destaque-1-lateral
Destaque1 (1)
Ativa
Contan

A sessão começou pontualmente às 14h30, sendo imediatamente suspensa por 30 minutos pela presidência para a confecção das cédulas e sobrecartas – que precisavam ser rubricadas antes de encaminhadas à cabine de votação. Com a sessão reaberta, o deputado Hilton Coelho (Psol) fez uma questão de ordem solicitando a impugnação do nome de Adolfo Menezes, alegando que a legislação impede mais de duas reconduções consecutivas na presidência. O pedido foi indeferido, pois “todos os deputados estão aptos a serem votados”, o que levou o psolista a prometer judicializar a questão.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Em seguida, todos os parlamentares se candidataram aos cargos previamente acordados entre as lideranças da Alba, exceto a disputa pela presidência vencida pelo presidente Adolfo Menezes por 61 x 1, sendo registrada a ausência do deputado Matheus Ferreira (MDB). Seguindo o Regimento Interno, primeiro foi feita a eleição para a presidência, em seguida para os restantes dos cargos – em cédulas separadas, colocadas em um único envelope. Esses votos foram escrutinados antes (o resultado está na tabela anexa) já em clima festivo, com aplausos a cada resultado anunciado, que ganharam maior vigor quando foi divulgado o total para o cargo principal.

Agradecimento

No emocionado discurso de posse, o deputado Adolfo Menezes se emocionou e chegou às lágrimas ao falar de entes queridos falecidos, como o pai, Pedro Gonzaga, e o irmão, o ex-deputado Herculano Menezes, que “estariam felizes nesse dia”. Regojizado com o apoio construído “com muita determinação para servir aos baianos, zelando pelos recursos públicos colocados sob sua responsabilidade”, ele fez um longo agradecimento aos pares, às lideranças da Bahia, como Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, os senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, mas lembrou também do apoio da oposição, que certamente passou pelo crivo do prefeito Bruno Reis e do ex-prefeito ACM Neto.

Adolfo dirigiu palavras especiais de agradecimento ao líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), que abdicou da sua candidatura à primeira vice-presidência em favor de sua correligionária Ivana Bastos, possibilitando o acordo para a composição da Mesa recém-eleita. Ivana Bastos é a primeira mulher na história do Legislativo da Bahia a galgar o cargo de vice-presidente. Outras três mulheres compõem o colegiado, Kátia Oliveira (UB), segunda secretária, além de Soane Galvão (PSB) e Fátima Nunes (PT).

Por fim, o deputado Adolfo Menezes convocou o plenário para a sessão solene de reabertura dos trabalhos, na quarta-feira (5), às 10h, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que lerá a tradicional mensagem ao Legislativo.

Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.
Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]
Publicidade
destaque-1-lateral
Destaque1 (1)
Ativa
Contan
Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha
Esporte 20 de março às 10:41

Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha

Emprego18 minutos atrás

SineBahia tem oportunidades para Salvador, Dias d’Ávila, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias

Suspeito de tráfico é preso com arma e drogas na Praça da Simpatia
Camaçari 20 de março às 10:08

Suspeito de tráfico é preso com arma e drogas na Praça da Simpatia

PC deflagra duas operações simultâneas em Salvador, na Linha Verde e em presídios
Segurança 20 de março às 9:41

PC deflagra duas operações simultâneas em Salvador, na Linha Verde e em presídios

Encenação do clássico 'Casa de Bonecas' inicia temporada no Teatro Molière em abril
Salvador 20 de março às 9:31

Encenação do clássico ‘Casa de Bonecas’ inicia temporada no Teatro Molière em abril

Veja atrações musicais do Pelourinho a partir desta quinta
Cultura e Entretenimento 20 de março às 9:08

Veja atrações musicais do Pelourinho a partir desta quinta

Camaçari2 horas atrás

Boulevard Shopping recebe exposição do Projeto Tamar a partir desta quinta

Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 3 recebem parcela de março
Geral 20 de março às 8:43

Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 3 recebem parcela de março

Operação Força Total intensifica segurança em toda a Bahia
Geral 20 de março às 8:15

Operação Força Total intensifica segurança em toda a Bahia

Feira solidária 'Artesanato é Arte' acontece na Casa do Trabalho
Camaçari 20 de março às 8:00

Feira solidária ‘Artesanato é Arte’ acontece na Casa do Trabalho

Vereadores de governo solicitaram adiamento de audiência pública, mas Câmara não acatou
Política 19 de março às 18:54

Vereadores de governo solicitaram adiamento de audiência pública, mas Câmara não acatou

Câmara deve realizar nova audiência pública sobre inscrições do Minha Casa, Minha Vida
Camaçari 19 de março às 18:50

Câmara deve realizar nova audiência pública sobre inscrições do Minha Casa, Minha Vida

Justiça17 horas atrás

MP-BA aciona Colégio São Paulo por venda casada de material didático

Camaçari17 horas atrás

Campeonato de Futsal Solidário movimenta quadra do Nova Vitória neste sábado

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho em 29 de março
Mobilidade 19 de março às 17:54

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho em 29 de março

Universidade Para Todos contará com seis polos em Camaçari
Educação 19 de março às 16:52

Universidade Para Todos contará com seis polos em Camaçari

Camila Canário toma posse como defensora pública geral do estado na quinta
Política 19 de março às 16:25

Camila Canário toma posse como defensora pública geral do estado na quinta

Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro
Brasil 19 de março às 16:06

Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro

Salvador19 horas atrás

Unijorge abre agendamento para orientação jurídica gratuita

Oportunidade20 horas atrás

Inscrições para mediadores do Emitec e professores da Educação Profissional e Indígena seguem até terça

Sedur promove eventos educativos em alusão ao Dia Mundial das Florestas e da Água
Camaçari 19 de março às 14:27

Sedur promove eventos educativos em alusão ao Dia Mundial das Florestas e da Água

Ivana Bastos assume definitivamente presidência da Alba e se torna primeira mulher no cargo
Política 19 de março às 14:07

Ivana Bastos assume definitivamente presidência da Alba e se torna primeira mulher no cargo