A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou o edital nº 101/2024 de inscrição do Vestibular 2025. Os interessados poderão realizar as inscrições a partir do dia 9 de setembro até 7 de outubro, exclusivamente pelo site disponibilizado pela instituição, clique aqui. Ao todo, o processo seletivo conta com 6.346 vagas, sendo 4.371 para cursos de graduação na modalidade presencial, outras 1.975 oportunidades para os cursos na modalidade a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Ao acessar o portal, o candidato deve clicar na opção ‘Inscrição Online’ e, em seguida, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário.
Conforme o edital, será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobre vagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.
Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que autodeclarem fazer parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar e que se enquadrem nos requisitos previstos pelo edital do processo seletivo. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro.
Camaçari
Para o Campus XIX, em Camaçari, estão sendo ofertadas 250 vagas, distribuídas nos cursos de Ciências Contábeis (Bacharelado), com turmas no matutino e no vespertino; bem como para Direito (Bacharelado), nos turnos matutino e vespertino.
Isenção
Nos dias 9 e 10 de setembro serão abertas as inscrições para concessão de isenção do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com o edital, podem ser beneficiados candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio, em estabelecimento de ensino das redes públicas da Bahia ou municipais do estado, ou que tenham cursado o Ensino Médio através de Exames Supletivos ou curso equivalente, também das redes públicas de Salvador ou de cidades do interior baiano. Também podem solicitar o benefício, servidores das Universidades Públicas Estaduais (Uneb, Uefs, Uesc, Uesb) ou seus filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau.
A relação dos candidatos selecionados na primeira etapa do Programa de Isenção será divulgada no dia 13 de setembro, no site do processo. Os contemplados deverão se apresentar para a segunda etapa, nos dias 18 e 19 de setembro, portando original e cópia dos documentos exigidos. A relação final dos beneficiados será divulgada até o dia 1 de outubro.
Já os candidatos que solicitaram e não foram contemplados com a isenção, mas, desejarem realizar as provas do processo seletivo deverão, no período de inscrição, acessar o módulo de consulta no site do vestibular, utilizando o seu código ou CPF e data de nascimento, e imprimir o boleto para efetuar o pagamento da taxa e garantir a participação no processo.