Em 2024, o Coletivo Duo completa 14 anos de muita produção artística, teatral e de mobilização cultural em toda a Bahia, principalmente em Salvador. Para comemorar o quase debute, o grupo baiano realiza na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, de 10 a 13 de outubro, a “MOSTRA DUO 14 ANOS”, com apresentações de três espetáculos do repertório do coletivo: “Memórias do Fogo”, “O Avô e o Rio” e “Em Busca da Ilha Desconhecida”.
A primeira obra a ser apresentada será “Memórias de Fogo”, solo de Saulus Castro, que também dirige e assina a dramaturgia, no dia 10 de outubro, às 20h. O espetáculo é uma fábula lírica e não linear que trama e expõe as estruturas de poder e a exploração de terras e gente no percurso socio-histórico nas Américas. Essa montagem, que teve sua estreia em 2019, é inspirada nas obras “As veias abertas da América Latina” e na trilogia “Memória do Fogo”, de Eduardo Galeano, e é o mote da pesquisa de mestrado de Saulus pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC Ufba).
No dia 11 de outubro, às 20h, o ator Israel Barreto apresenta o solo “O Avô e o Rio” (2018). O rio é rito de passagem, metáfora para contar uma convivência marcada por ensinamentos, respeito, de amor mútuo, ainda que em muitos momentos falte o afago, o carinho desse avô endurecido. Nesse enredo, a peça nos leva a refletir sobre temas que envolvem a interferência do homem na natureza, a transposição e o desmatamento das vegetações às margens dos rios impactando no seu ecossistema, e a subsistência das populações ribeirinhas. Foi indicado ao prêmio Braskem de Teatro 2019 nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Ator.
Sonhar: estar atento e à escuta do imaginário e dos desejos, pelos caminhos para conquista dos sonhos, persistência e aprendizagem na trajetória. É assim que o Coletivo DUO tem caminhado nos últimos 14 anos, desde a sua fundação em 2010. Nesse caminho do sonhar, em 2016, estreou o primeiro espetáculo infantojuvenil “Em Busca da Ilha Desconhecida”, que terá duas sessões, 12 e 13 de outubro, às 16h, na Sala do Coro. A obra traz o conto de dois jovens que desejam encontrar uma ilha nunca antes descoberta. A dramaturgia, encenação e composições originais são de Saulus Castro, que também atua ao lado de Nina Andrade, Israel Barretto e Letícia Mello. “Em Busca da Ilha Desconhecida” é uma adaptação do livro “O Conto da Ilha Desconhecida”, do autor José Saramago.
Os ingressos para os espetáculos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), com vendas no Sympla ou na Bilheteria do TCA.