Coelba instala postes em APP sem autorização da Sedur, por Ana Maria Mandim

A Coelba, por meio de sua terceirizada Conecta Empreendimentos, está instalando postes em Área de Preservação Permanente (APP), no desvio Via Parque/Bela Vista, em Jauá, sem qualquer autorização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).

Os responsáveis pela obra não têm documento algum que comprove a permissão para a implantação dos postes e a extensão do cabeamento, como também não dispõem de licenças ambiental e urbanística.

A Sedur não se manifestou sobre o assunto. Segundo se soube, um fiscal da Sedur foi mandado ao local e somente recebeu a informação de que os postes eram para cabeamento de alta tensão que não atende residências. Nenhum documento, no entanto, foi entregue ao fiscal da Sedur.

Foto: Reprodução/AVP

O Centro de Estudos, Pesquisas e Ações Socioambientais de Camaçari (AVP), sediada em Jauá, vê com muita preocupação a obra da Coelba em Área de Preservação Permanente porque isso não apenas consolidará as invasões existentes nas dunas, como estimulará novas invasões.

O mais grave é que a área da Via Parque e do desvio Via Parque/Bela Vista, onde estão sendo colocados os postes, está dentro dos limites (poligonal) do Parque Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, cujo decreto de criação está para ser finalizado. Ou seja, uma concessionária de energia elétrica estadual está prejudicando e interferindo em uma iniciativa altamente positiva para o meio ambiente regional de criar um parque ecológico.

A AVP demanda explicações da Coelba e providências da Sedur!

*Ana Maria Mandim é jornalista e presidente da AVP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.