A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai promover, na sexta-feira (6), das 8h às 13h, a última turma de 2024 do curso Mobiliza Defesa Civil, com o objetivo de formar voluntários para atuar como multiplicadores de ações de prevenção e segurança nas comunidades da cidade. O programa, que capacita 60 cidadãos por turma, tem como foco a atuação em áreas de risco e acontecerá no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Qualquer cidadão com mais de 16 anos pode se inscrever na ação, que não gera vínculo empregatício nem remuneração, e tem carga horária de cinco horas. As inscrições podem ser feitas, através do site. O curso é oferecido gratuitamente, sem custos para os participantes e, ao final, os participantes recebem certificados de conclusão.
O curso “Mobiliza Defesa Civil” é dividido em quatro módulos. São eles: “Defesa Civil Institucional”, que aborda as ações da Codesal e das secretarias associadas; “Primeiros Socorros”, para capacitar os voluntários a prestar atendimentos emergenciais; “Mudanças Climáticas”, que discute o impacto das mudanças no ambiente urbano; e “Percepção de Risco em Defesa Civil”, que ensina os cidadãos a identificar e agir em situações de risco estrutural nas suas comunidades.




