Circo de Só Ler encanta alunos de escolas públicas de Camaçari

Imagine um musical infantil de incentivo à leitura, com um nome bem sugestivo e que, por si só, dá asas à imaginação da criançada. Esse é o espetáculo Circo de Só Ler, que se apresentou em duas escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (8). As contempladas foram a Anísio Teixeira, na Gleba E, pela manhã, e Edelzuita Barreto Bahia, no Phoc II, à tarde.

Vencedora em 2015 do Prêmio Braskem de Teatro, maior prêmio do Norte-Nordeste, a montagem é uma obra do professor e compositor Gerson Guimarães. Dentro de um universo de ludicidade, o musical Circo de Só Ler conta a história de um menino que vivia solto a brincar por aí, que gostava de ver TV e de jogar no computador, mas que não sabia ler.  Com a chegada deste circo diferente à sua cidade, ele descobre que não é totalmente livre e precisa dar asas à sua imaginação. A trupe do circo, liderada pelo Livro Encantado, serão seus orientadores nesta viagem pelo mundo mágico da leitura.

A leitura que o autor traz na peça é de que a escola é o verdadeiro Circo de Só Ler, além de ser o lugar que abriga o momento encantado do aprender e gostar de ler. Os professores são os palhaços, seres que com muita alegria e ludicidade desenvolvem nas crianças o desejo de mais saber.

A exibição na Escola Edelzuita Barreto Bahia foi bastante animada e contemplou cerca de 180 alunos, do 1º ao 5º ano. De acordo com a gestora, Jucicleide Miranda, o Circo de Só Ler serviu como base de inspiração para implantar no colégio o projeto institucional de leitura Circo Mágico de Só Ler, desenvolvido há um ano, que tem como intuito estimular e incentivar o hábito de leitura entre os 255 estudantes matriculados na unidade.

Para tanto, existe na unidade uma espaço dedicado à leitura livre, uma tenda onde os alunos podem ficar à vontade para ler e liberar a imaginação. A atividade acontece seguindo um cronograma, onde, duas vezes por semana, em horários específicos, eles podem visitar o local e escolher a leitura que mais lhes agradem.

Bastante atentos, os alunos assistiram ao espetáculo sem desgrudar os olhos. A estudante Kethelen Araújo, 10 anos, do 5º ano, achou a peça interessantíssima. Aluna dedicada, ela disse que gosta muito de ler e que a leitura serve para ampliar os horizontes das pessoas.

A montagem é encenada pelos atores Jamile dos Santos, Gabriel Jesus, Emile Correia e Gabriel Santos.

Circo de Só Ler. Foto: Kelvi Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.