Fiquem conectados conosco

Artigo

Cinco dicas para se destacar no processo seletivo online e conquistar a tão sonhada vaga de trabalho

Além de se mostrar uma tendência que permanecerá pós pandemia, as entrevistas remotas têm potenciais benefícios tanto para as empresas como para os próprios candidatos.

Flávia Monischa Paim

Publicado

-

Foto: Reprodução

Com a pandemia, os processos seletivos precisaram se adaptar a esse “novo normal”, realidade imposta pelo distanciamento social e medidas de proteção contra a Covid-19.

Dessa forma, as etapas de seleção antes realizadas nas empresas e consultorias precisaram ser remanejadas para o ambiente virtual. Plataformas de videoconferência são os recursos utilizados para viabilizar as entrevistas e até mesmo dinâmicas de grupo.

Além de se mostrar uma tendência que permanecerá pós pandemia, as entrevistas remotas têm potenciais benefícios tanto para as empresas como para os próprios candidatos, dentre elas: redução de custos, tempo de deslocamento, celeridade nos processos seletivos e praticidade, possibilitando a amplitude da participação de candidatos de diferentes locais, oportunizando a participação de candidatos que seriam excluídos do processo por estarem alocados em outras cidades.

A empregabilidade produzida pela retomada das atividades econômicas da Bahia revela otimismo por parte dos setores de varejo, serviços e industriais. Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), 47,2% das agências de contrato temporário registradas declararam que em comparação ao começo da pandemia, elas obtiveram ou revelaram uma crescente na busca por contratos por tempo determinado.

Os dados são positivos, podendo constatar que as empresas devem começar, entre os meses de agosto e setembro, a contratar pessoal visando o período de fim de ano. Para isso, é necessário se preparar para as novas formas de recrutamento e seleção.

O desafio da empregabilidade em um momento de adaptação e modificação dos processos possibilita o exercício de novas habilidades e o crescimento pessoal e profissional.

Visando preparar você para esse novo desafio, a entrevista remota, separei cinco dicas que poderão lhe ajudar a se destacar no momento do processo seletivo e conquistar a tão sonhada vaga de trabalho:

1 – Vista-se de acordo com a ocasião: a imagem profissional é uma ferramenta de análise do recrutador, por isso, mesmo tendo como particularidade a comodidade, a entrevista remota não exime a obrigatoriedade do candidato se vestir conforme o perfil da empresa. Desta forma, é imprescindível que o mesmo busque informações sobre a empresa para identificar qual o perfil de vestuário praticado pelos colaboradores. Afinal, a primeira impressão é muito importante nesse momento.

2 – Prepare o ambiente que realizará a entrevista: o cenário nesse momento é fundamental, atentar-se a detalhes como a organização do ambiente que fará a entrevista é um ponto importante onde deve ser investido tempo e sobretudo planejamento. Como na maioria das vezes, as entrevistas são realizadas em casa, é fundamental que o candidato faça um check-list com itens importantes: avisar a família que estará ocupado naquele período e explicar a necessidade de não ser incomodado; verificar a disposição dos objetos que ficarão como “plano de fundo” do candidato na câmera do notebook ou celular, pois um ambiente que denota desorganização ou “bagunça” é inapropriado, e poderá ser associado a características negativas podendo prejudicá-lo em uma avaliação do recrutador. Preparar um espaço silencioso e com boa luminosidade é também um ponto de atenção. Dica da especialista: simule no ambiente escolhido um dia antes da entrevista para testar os itens acima e criar uma nova estratégia caso seja necessário. Tenha o planejamento como melhor aliado.

3 – Conectividade e ferramentas de videoconferências: nos processos seletivos online é muito comum que o selecionador da empresa ou consultoria envie previamente o link para download do programa onde acontecerá a entrevista, por isso, baixá-lo com antecedência e pesquisar o seu funcionamento em sites como YouTube lhe ajudará a passar confiança e destreza no momento da entrevista, evitando interrupções e inseguranças no manuseio. Uma conexão de internet estável é essencial, requisito básico para garantir uma boa performance, portanto, cheque com antecedência o Wi-Fi ou dados móveis (3g, 4g, 5g) no ambiente escolhido para a realização, priorizando sempre um espaço que fique próximo ao roteador.

4 – De frente com o recrutador: no contato com o recrutador o candidato deve interagir através de uma comunicação clara e objetiva, observando para o tom de voz, buscando demonstrar confiança, determinação e motivação. A energia alta e otimismo pode ser conferido por meio da postura e gestos. Olhar para a câmera do celular/notebook não para a tela! Assim o candidato criará uma conexão com o entrevistador, uma “nova forma de olhar nos olhos”, comportamento sútil que reflete conexão. Ter um bloco de notas próximo é um recurso para anotar informações que considerar importante ao longo da entrevista, comportamento que demonstrará foco e atenção aos detalhes para o entrevistador.

5 – Use esse novo formato ao seu favor: em um ambiente conhecido nos sentimos mais acolhidos, seguros e confiantes. Por isso, torne esse aspecto positivo ao seu favor. Mantenha o foco na entrevista, diminua a ansiedade e concentre-se no processo. Não deixe de fazer perguntas que considera pertinentes e demonstre interesse pela vaga.

Independente do contexto acredito que é possível mostrar aquele famoso “brilho nos olhos” que todos os recrutadores buscam em seus candidatos.

Seguindo as dicas citadas acima não tem como errar.

Adaptabilidade é fundamental em qualquer área de atuação, portanto, realizando uma boa entrevista nesse formato você terá convicção que está pronto para assumir seja qual for o desafio profissional.

Flávia Monischa Paim é analista comportamental, coach of life e graduanda em Psicologia. Apaixonada por pessoas, com propósito de contribuir para a promoção da saúde mental e emocional, encorajando-as a se desenvolverem integralmente.

Clique aqui e leia outros artigos

 

*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.

UNIÃO 1
UNIÃO 2
UNIÃO 3
CAMAÇARI CARD

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.