A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), realizará a cerimônia de entrega dos certificados para produtores orgânicos do município. O ato simbólico será na pousada Sítio da Lagoa, em Coqueiros de Monte Gordo, às 8h30, no dia 9 de dezembro. Em virtude das medidas preventivas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), o acesso ao local será limitado e destinado às pessoas autorizadas.
De acordo com a Sedap, os agricultores de Camaçari passaram por todas as etapas do processo de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos e receberão o certificado pela Rede de Agroecologia Povos da Mata. Trata-se de um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC), que recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o direito de certificar grupos de agricultores em todo o território brasileiro.
Em Camaçari, os agricultores irão compor o Núcleo Raízes do Sertão. Ao todo, serão 29 unidades produtivas beneficiadas, totalizando cerca de 70 produtores certificados. O projeto de certificação participativa de produtos orgânicos acontece devido a um acordo de cooperação que existe entre o governo municipal, por meio da Sedap, e a Fundação Alphaville.
O primeiro grupo de produtores certificados está apto a vender as frutas, verduras e hortaliças com o selo orgânico, ou seja, trata-se de alimento produzido sem o uso de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e o ser humano. Além disso, a comercialização dos produtos poderá ser feita para programas federais, municipais, supermercados e hotéis.