Centenária, lavagem de Barra do Pojuca celebra São Francisco de Assis com muito amor e emoção

Nesta sexta-feira (10) em Barra do Pojuca foi dada a largada para a temporada de lavagens de Camaçari. Para celebrar São Francisco de Assis, a localidade foi colorida pelas baianas, charangas e grupos culturais em um trajeto de dois quilômetros repleto de fé e emoção.

Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Com água de cheiro e arranjos de flores, as baianas encantaram a população durante o cortejo com as homenagens ao padroeiro da localidade.

Márcia Natalina, baiana. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

A baiana Márcia Natalina, 33 anos, participa de cortejos desde os 9 anos com a família. Ela explicou que estar presente nas lavagens é uma tradição de família. “É uma coisa muito importante, eu sou devota de São Francisco de Assis, estou em todas as lavagens, não só eu, toda minha família sai de baiana”, contou.

Cosminha dos Santos. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Para animar o trajeto com muita música e dança, o grupo Samba de Roda Guerreiros de Parafuso também esteve presente no cortejo. Integrante da equipe, Cosminha dos Santos, 42 anos, destacou que é necessário difundir a cultura do samba de roda para a população. “É a primeira vez que participamos da lavagem de Barra do Pojuca, mas em outras já participamos vários anos. Isso é bom demais, é importante levarmos a cultura do samba de roda pra várias gerações”, enfatizou.

Morador de Barra do Pojuca e sacerdote, Pai Manuel Buchecha afirmou que a cada ano o evento fica melhor.

Pai Manuel Buchecha. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

É sempre como todos os anos uma grande emoção, de perceber que a comunidade, o poder público estão apoiando essa tradição que tem mais de 100 anos e a cada ano fica melhor”, disse.

Luiz Mário, coordenador de Eventos. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Para o coordenador de Eventos, Luiz Mário, essa deve ser a melhor lavagem da gestão. “A ideia é que essa lavagem seja a melhor dos quatro anos de governo por ser a última dessa gestão, então foi pensada para melhorar e agregar mais público. A partir de agora começam as próximas lavagens e a tendência é ir crescendo”, contou.

Elinaldo Araújo, prefeito. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) explicou que é o momento de refletir e sentir a população. “Esse é um momento de pedir bençãos, agradecer, pois eu tenho certeza que o nosso padroeiro vai nos abençoar. Esse é um momento de interagir com a população, de estar próximo, de ver onde erramos e onde acertamos e sentir o carinho”, concluiu.

Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1
Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1
Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1
Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1
Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

 

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.