A Casa do Benin, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), no Pelourinho, recebe a segunda edição do projeto ‘O que líderes de terreiro pensam sobre…’, no próximo dia 21 (sábado), às 10h. O evento é uma iniciativa da Escola do Saber e reunirá nomes da umbanda e do candomblé da capital baiana, a exemplo de Mãe Tai, do Terreiro Cumoa; Babá Geri, do Ilê Axé Oju Onirê; e Mãe Daya, do Templo Pena Branca Benedito de Angola.
A inscrição é mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto ‘Pena Branca na Comunidade’, responsável por auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade Quingoma, no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. Os interessados podem se inscrever através do site.
O encontro será mediado pelo umbandista, idealizador e sócio da Escola do Saber, Januário Mourão. Desde 2023, a Escola do Saber promove estímulos à criatividade e ao senso crítico a partir de formações, treinamentos e encontros, buscando gerar conhecimento, novas experiências e vivências. “O evento é uma oportunidade única de reunir líderes de terreiros tão diferentes, de trajetórias e experiências igualmente distintas, que irão expor suas visões de mundo de forma crítica”, avalia Mourão.
A primeira edição do projeto, intitulada ‘O que mulheres negras pensam sobre…’, aconteceu em julho deste ano, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 do mesmo mês. O encontro contou com a presença da cantora Nara Gil, da ativista Paulette Furacão, da jornalista, Wanda Chase e da professora e pesquisadora Daniele Canedo. Na ocasião foram debatidos temas como autoestima, oportunidades e liderança feminina, a partir de reflexões importantes dessas palestrantes.