Fiquem conectados conosco

Geral

Casa de Farinha Comunitária zela por tradição farinheira e fortalecimento social em Camaçari

O estabelecimento também serve de ponto para serviços que ajudam as comunidades.

Patrick Abreu

Publicado

em

Foto: Arquivo pessoal

Reconstruída após destruição causada pelas fortes chuvas, foi reinaugurada nesta quinta-feira (14), em Camaçari, a Casa de Farinha Comunitária 2 Irmãos, localizada em Coqueiro de Arembepe, que atende as comunidades próximas, como Couro Dantas, Fazenda de Piabas, Capivara e Areias. O nome do espaço é em homenagem a dois irmãos que doaram o terreno para a construção da Casa.

A produção de farinha de mandioca é a principal tarefa do espaço. No entanto, o estabelecimento serve de ponto para serviços que ajudam as comunidades, além de outras atividades artesanais que fortalecem o movimento de produtos na região, como relata o morador Alan Almeida, conhecido como Koringa: “É um ponto de apoio da comunidade. Fizemos já vacinação em frente da casa, fizemos já cartão do SUS, a gente faz calda de licor… então várias outras atividades a gente faz nessa área da Casa de Farinha. É importante a cidade ficar sabendo dessa existência da Casa de Farinha, que foi feita junto com a comunidade”, destaca. 

Foto: Reprodução

A Casa de Farinha fornece produtos alimentícios para toda a comunidade há décadas. Por esse motivo, Alan, que nasceu e mora na comunidade, evidencia a necessidade de apoio à Casa e preservação das tradições e histórias que o local abriga.

Ouça:

 

A mandioca é a matéria-prima que garante o funcionamento da Casa. Alan ainda incentiva a plantação aos mais jovens que têm um terreno disponível, garantindo assim uma forma de sustento, alimentício e financeiro.

“Muito desemprego está tendo agora, então muita gente pode tá plantando a mandioca e fazendo o beijú, fazendo a farinha… se quiser vender, vende, se não quiser também pode tá tendo essa atividade para ter menos custo na renda mensal”, ressalta.

Por fim, o morador pede que as pessoas e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, ajudem a categoria com equipamentos e benefícios em geral que auxiliem a produção.

Confira:

Publicidade

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. _____________________________

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.