Fiquem conectados conosco

Geral

Camaçari registrou 91 novos casos de AIDS este ano

Avatar

Publicado

-

De janeiro à outubro a Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari registrou 91 novos casos de soropositivos para AIDS no município. Em 2018 foram 98 casos durante todo o ano. Para a Sesau, este número precisa ser visto como um grande alerta para população, uma vez que todos os postos de saúde do município distribuem preservativos e realizam testes rápidos para AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A coordenadora do Centro de Referência em Especialidades de Saúde (Cres), Carla Bressy, chama a atenção da população para necessidade da prevenção. “Esses são os casos registrados, mas com certeza temos muito mais. Isso é muito preocupante. Em todos os testes rápidos que fazemos em feiras de saúde sempre temos um número significativo de ISTs detectadas. Isso mostra que as pessoas não estão se prevenindo”, afirmou.

No Cres são disponibilizados diariamente testes rápidos para detecção do HIV, sífilis, hepatite B e C. O órgão também realiza o tratamento de todos os pacientes infectados com a distribuição dos medicamentos e acompanhamento com médico infectologista, psicóloga, assistente social, nutróloga e enfermeira.

O Centro de Referência em Especialidades de Saúde fica localizado na Rua Oito de Dezembro, Centro, ao lado da Vigilância à Saúde, próximo a um prédio de exames laboratoriais e de uma unidade bancária.

Dados

Dos 91 casos detectados até outubro desse ano:

Faixa etária

15 a 19 anos – 3 novos casos

20 a 34 anos – 39 novos casos

35 a 49 anos – 30 novos casos

50 a 64 anos – 13 novos casos

65 a 79 anos – 06 novos casos

Gênero

Masculino – 52 novos casos

Feminino – 34 novos casos

Ignorado – 5 novos casos

Etnia

Branco – 6 novos casos

Pardo – 45 novos casos

Negro – 17 novos casos

Indígena – 1 novo caso

Ignorado – 22 novos casos.

Leia também

Destaque1 adere ao Dia Nacional de Luta em Defesa do Jornalismo

Camaçari: Senhor dos Passos recebe serviços sociais gratuitos neste sábado

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu na Bahia, diz IBGE

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.