De acordo com informações da Defesa Civil, apesar das chuvas dos últimos dias, Camaçari teve apenas pequenas ocorrências, como alagamentos de ruas e em quintais de algumas casas, vazamentos de telhado e dois tombamentos de árvores, devido aos ventos fortes. Um deles, aconteceu na praça da Gleba E, no último domingo (17), e a Defesa Civil fez a retirada nesta segunda-feira (18).
O coordenador do órgão, Ivanaldo Soares, explicou que a remoção da árvore não foi realizada no domingo por causa da chuva intensa, e que apesar de ter caído na laje de um comércio, não chegou a danificar. No local ainda foram identificadas mais duas árvores com risco de tombar e ambas foram erradicadas.
Em Camaçari, a chuva começou na sexta-feira (15) a noite e até o domingo foram registradas 12 ocorrências, que se transformaram em vistorias. O gestor da Defesa Civil, ainda destacou a importância do trabalho preventivo. “A limpeza de córregos, de rios, esses canais para escoamento da água tem ajudado a Camaçari reduzir quase 80% dos alagamentos anteriores. O resultado é tão positivo, que apesar de toda essa chuva que caiu em Camaçari, nós não temos nenhuma ocorrência de casas inundadas, e isso é muito bom para o município, que se prepara para a chuva”.
Caso a população note que algum córrego necessita de limpeza, deve ligar para a Defesa Civil fazer a vistoria, através do número 199, e solicitar a ação com o maquinário. O órgão ainda está identificando e mapeando todas as áreas de risco, alertando as pessoas, fazendo o trabalho completo de prevenção.
A previsão é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22) [confira a previsão completa aqui].