Entre esta terça-feira (10) e a sexta (13), Camaçari receberá a expedição itinerante “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma de conhecimento “Força Meninas”.
Durante quatro dias, crianças de 10 a 15 anos, alunos de escolas públicas e privadas, poderão participar gratuitamente das sessões realizadas na Escola Municipal Felix Joaquim De Moraes, onde serão realizadas palestras e oficinas imersivas, e será apresentada uma peça de teatro com histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência. Serão realizadas quatro sessões diárias, com capacidade de 150 pessoas, às 8h, 10h, 14h e 16h.
A ação tem como objetivo despertar a curiosidade e incentivar meninas em carreiras historicamente com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O projeto é uma realização da Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura, governo federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Aegea, Grupo Boticário, Indorama Ventures, John Deere, PETRONAS Brasil e Vestas.

Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro já impactou mais de 60 mil estudantes de escolas públicas, e neste ano deve alcançar 45 mil crianças e adolescentes.
Em sessões com visitação de cerca de uma hora, o público percorrerá um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos: Pequeno Grande Mundo; Bússola de Carreiras; Futuro, Eu; Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro; e Mude o Mundo LAB. A mostra usa o STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) como abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.