O vereador Maurício Qualidade (União) propôs a criação de faixas exclusivas para motocicletas em três avenidas de Camaçari. A indicação n° 179/2025, apresentada em sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (18), prevê que a Faixa Azul seja implementada nas avenidas Jorge Amado, Luis Eduardo Magalhães e 28 de Setembro.
O político argumenta que a indicação tem como objetivo reduzir acidentes de trânsito envolvendo motociclistas no município. “Devido ao grande índice de acidentes que vêm ocorrendo na nossa cidade, essa indicação faz com que cause segurança para os motociclistas da nossa cidade e organize o nosso trânsito”, defendeu Maurício Qualidade.
“Nossa cidade tem duas grandes avenidas, indiquei três, mas tem duas grandes avenidas que precisa ter um acesso só para os motociclistas”, explicou. A indicação foi feita à Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) e aprovada por unanimidade. Em Salvador, a sinalização viária funciona nos dois sentidos da Avenida Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô) desde 10 de março. A capital baiana foi a terceira no país a receber autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para implementar a medida.
São Paulo foi a primeira capital brasileira a implementar a Faixa Azul em 2022. De acordo com dados do sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito, Infosiga, houve uma redução de 47,2% no número de acidentes letais com motociclistas nas vias com Faixa Azul entre 2023 e 2024. Houve uma redução de 36 mortes para 19.
Assista: