Camaçari não possui desabastecimento de imunobiológicos, garante Sesab

Em nota enviada ao Destaque1 nesta sexta-feira (23), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que os Imunobiológicos adquiridos pelo Ministério da Saúde de modo centralizado e distribuídos para estados e municípios estão com estoques críticos. “De modo reiterado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) faz notificações ao Governo Federal sobre a necessidade de regularizar o envio de vacinas e soros, sob pena de provocar desabastecimento e desassistência, fato que não ocorre no município de Camaçari”, diz a nota.

Ainda segundo a Sesab, os casos mais críticos referem-se ao soro antirrábico e a imunoglobulina humana antirrábica. “A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia vem envidando esforços para garantir as ações de vigilância epidemiológica, visando minimizar os riscos de urbanização da raiva no estado, bem como a raiva humana, entretanto, é de fundamental importância a garantia de estoque mínimo de imunobiológicos. Atualmente a Bahia está recebendo metade do quantitativo necessário e a distribuição é prioritária nas áreas que tiveram registros de raiva em cães”, frisa.

A secretaria também revela que um documento ministerial detalha outras situações em desabastecimento nacional, tais como a vacina pentavalente, a vacina  difteria, tétano e pertussis (DTP), vacina DTPa pediátrica (CRIE) e soros antivenenos. Há o envio parcial da vacina BCG, soro antitetânico e imunoglobulina anti-varicela zoster.

“Cabe ressaltar que considerando a população de aproximadamente 4.300 nascidos vivos em Camaçari por ano, o que significa uma estimativa mensal de 360 crianças, informamos que já foram distribuídas 11.500 doses da vacina BCG em 2019, mesmo diante de um cenário nacional de distribuição parcial de imunobiológicos nos meses de maio e agosto. No entanto, consta no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) apenas 701 doses aplicadas do imunobiológico”, destaca o órgão.

A Sesab ainda ressalta que as liberações de imunobiológicos para Camaçari seguem critérios definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). “Na oportunidade, informamos que em 2019 foram liberadas para o município de Camaçari 130 ampolas de soro antirrábico, 19 ampolas de imunoglobulina antirrábica humana e 7.225 doses da vacina contra raiva animal. Por fim, ressaltamos que as liberações de imunobiológicos tem sido realizadas conforme disponibilidade dos estoques e critérios definidos pelo PNI”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.