A partir de quinta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) dará início à vacinação de todas as crianças até os 10 anos de idade que não completaram o esquema vacinal com a vacina meningocócica C. A ação segue orientação do Ministério da Saúde.
A campanha vai até o mês de julho e tem o objetivo de garantir a imunização das crianças, principalmente neste retorno às aulas presenciais, evitando a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Para ser vacinada a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis e apresentar Cartão SUS, documento de identificação e cartão de vacinação (caso possua). A vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde nos dias em que estas não estiverem vacinando contra a Covid-19.
A Sesau lembra que a vacina meningocócica C é disponibilizada diariamente no Calendário Nacional de Vacinação para crianças com menos de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. Entretanto, até julho a vacina estará disponível para crianças até os 10 anos de idade.
Diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, possivelmente em virtude do receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do Calendário de Vacinação, neste momento a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) considera a necessidade de buscar as crianças até os 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade não vacinadas para a vacina meningocócica C.