O radialista Antonio Paulo Lima dos Santos, 55 anos, conhecido como Toni Paulo, foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel na tarde desta segunda-feira (30) da UPA Gleba A, em Camaçari, para o Hospital Couto Maia, em Salvador. A unidade na capital baiana é especializada em doenças infectocontagiosas e exclusiva para pacientes com Covid-19. Toni, que trabalha na rádio Líder FM 96.5, estava internado na UPA desde o último sábado (28) com suspeita do novo coronavírus.
De acordo com a filha do radialista, Mary Moraes, o profissional é diabético e já tinha dado entrada na UPA na quinta-feira (26) com tosse e falta de ar. “Ele teve alta na sexta, retornando logo nas primeiras horas do sábado, pois voltou a ter falta de ar. Desde então o meu pai tem piorado, durante vários dias, nenhum dos médicos que o atendeu acharam necessário solicitar o teste para saber se ele tem a Covid-19”, ressaltou Moraes, que também é radialista.
Ainda segundo a filha de Toni, somente no sábado (28), uma médica solicitou o teste, tendo a coleta sido realizada hoje (30). “Em função disso, o meu pai foi colocado em isolamento numa sala da UPA e está cada vez mais fraco. Ressalto que ele está sendo alimentado por sonda, e respira com ajuda de oxigênio. E foi detectado um quadro indeciso no pulmão”, frisou. A previsão de resultado do exame é de até 14 dias.
Preocupada com a saúde do pai, Mary Moraes, suplicou para que Toni fosse transferido para uma unidade mais equipada. “Mesmo ele sendo bem tratado na unidade de saúde, e recebendo todo o suporte possível, nós da família suplicamos para que ele possa ser transferido para uma unidade que tenha um suporte maior. Ele já se encontra regulado, estamos aguardando a vaga e suplicando pela transferência”.
Uma corrente de oração foi formada por familiares e amigos de profissão. Diversos veículos de comunicação repercutiram o assunto e cobraram providências às autoridades políticas.
Às 15h desta segunda-feira, a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde de Camaçari informou que a vaga no Hospital Couto Maia havia sido garantida e a transferência seria realizada nas horas seguintes. “A vaga já foi garantida. Tudo certo no Sistema da Regulação Estadual. Estamos aguardando apenas a ambulância (UTI Móvel) vir realizar a transferência. A família já está avisada e a UPA Gleba A também”.
Já às 15h36, Mary comunicou aos amigos a chegada da ambulância. “Graças a Deus a ambulância chegou. Estão preparando o coroa para seguir para o Couto Maia. Obrigada a todos pela força, e continuem orando por ele”.